Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Conselheira protesta contra abandono da Cultura em Poá

A professora de Artes e conselheira municipal de Cultura de Poá, Giselle Magalhães, esteve na Câmara Municipal no dia 5 de março para protestar contra o abandono das atividades culturais no município.
Portando um cartaz com a frase “Mais respeito ao trabalhador da cultura local”, ela se declarou indignada e cansada por ver a Arte e a Cultura abandonadas em Poá. Disse que desde novembro do ano passado a Secretaria de Cultura não convoca reunião do Conselho Municipal de Políticas Públicas para tratar, principalmente, dos recursos da Lei Paulo Gustavo, LPG, que destinou um milhão de reais para Poá, mas a cidade não está cumprindo as etapas exigidas para ter direitos a receber essa quantia. Enquanto outras cidades já estão pagando seus artistas, Poá ainda está na fase de inscrição dos trabalhos, tendo sido a cidade mais atrasada do país na publicação do edital. Ela disse que agora querem jogar a culpa no setor cultural quando foi a Secretaria de Cultura que inviabilizou a LPG para a maioria dos artistas poaenses.
Agora, a cidade tem prazo limite até o próximo 11 de julho para fortalecer o Conselho de Cultura, revisar a Lei do Fundo Municipal de Cultura e construir a Lei Municipal de Cultura, exigências do Termo de Adesão assinado pela atual gestão para poder ter acesso aos fundos da LPG.
Giselle lembrou que esteve na Câmara pela primeira vez ainda na administração passada e vereadores que prometeram apoio e foram reeleitos nunca a procuraram. E que agora é hora do basta a tanto desrespeito pela Cultura de Poá.