Doutora em Direito Constitucional está na lista enviada ao TRF da 3ª Região para votação do colegiado e definição da lista tríplice; os três nomes serão colocados sob apreciação do presidente da República para escolha final
A conselheira editorial da Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa do Instituto Pró-Vítima, Gabriela Shizue Soares de Araújo, pode se tornar no início de 2024 desembargadora do 5° Constitucional. Nesta semana, o nome da advogada teve votação máxima (28 votos) do colegiado e, agora, consta na lista sêxtupla do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
Dentro dos próximos dias, o colegiado vai escolher três nomes da lista sêxtupla para envio ao presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem deverá avaliar a indicação de cada um dos postulantes ao cargo e anunciar o mais novo magistrado do 5º Constitucional.
A presidente do Pró-Vítima, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, comemorou a indicação de Gabriela e o desempenho que a fez obter pontuação unânime (28 votos) na lista sêxtupla do TRF-3:
“Estamos muito felizes pela conquista da conselheira editorial da revista do Pró-Vítima. O comprometimento incansável de Gabriela na promoção da Vitimologia e da Justiça Restaurativa ganha destaque com essa indicação, refletindo não apenas seu mérito pessoal, mas, também, sua dedicação à construção de uma sociedade mais justa e empática”, avalia Celeste.
A indicação
Doutora em Direito Constitucional, Gabriela Araújo foi indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para integrar o Colegiado de 2° Grau da Justiça Federal, o qual abarca os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Caso seu nome cumpra as duas últimas etapas do processo, na qualidade de desembargadora, a advogada vai tratar de questões migratórias, criminais e tributárias, entre outras que competem à esfera federal.
O 5° Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (MP), e não por juízes de carreira.
Além de Gabriela Araújo, a lista sêxtupla do TRF-3 é composta pelas também indicadas Luiza Nagib, Mário Luiz Delgado, Rita Maria Costa Dias Nolasco, Rodrigo Dalpiaz Dias e Ademar Chagas da Cruz.
Trajetória
Gabriela Araújo nasceu em 1980 e é graduada em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde também cursou doutorado e mestrado em Direito Constitucional.
Tem especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais, e em Direito Tributário. Sua atuação profissional passa também pelas áreas de Direito Eleitoral, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Público.
É conselheira editorial da Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa, do Instituto Pró-Vítima. Semestral, a publicação entra em sua terceira edição em fevereiro de 2024.
Na seara acadêmica, Gabriela é professora do Departamento Público da Faculdade de Direito da PUC São Paulo e é professora convidada em cursos de extensão e de pós-graduação de outras universidades do País.
Palestrante e conferencista, a advogada ainda
acumula as funções de editora-adjunta da Revista Direitos Democráticos e Estado Moderno, da Faculdade de Direito da PUC de São Paulo; de revisora da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (REDESP), da Escola Judiciária Eleitoral Paulista, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo; e de coordenadora da linha de pesquisa Democracia Paritária e Eleições 2022 – As Mulheres na Política, iniciativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da PUC São Paulo.
Você também pode gostar
Inscrições abertas para o Programa de Aprendiz da Suzano, na unidade de Mogi das Cruzes (SP)
Torneio das Estações movimenta as quadras de beach tennis do Clube de Campo de Mogi
Clube da Leitura do CCMC terá nova edição neste mês