A Comunidade Indígena Urbana EMBAETÉ-IKATÚ é formada por descendentes de povos indígenas de diversas etnias, bem como por indígenas que, ao longo do processo histórico de colonização, deixaram suas aldeias ou passaram por processos de urbanização. Ressaltamos que tais processos jamais descaracterizaram sua identidade indígena, tampouco interromperam a preservação de suas tradições, costumes e saberes ancestrais.
Destacamos ainda que, conforme registros históricos, arqueológicos e antropológicos do Brasil, todo o território nacional constitui terra indígena de ocupação originária.
A Comunidade Indígena Urbana EMBAETÉ-IKATÚ possui sede oficial para encontros e realiza congressos anuais em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de preservar, fortalecer e valorizar o patrimônio cultural indígena, bem como suas tradições, costumes e conhecimentos ancestrais.
O nome Embaeté-Ikatú, na língua indígena Guarani, significa: “Juntos somos fortes.”
Liderança
Cacique Geral da Comunidade Indígena Urbana EMBAETÉ-IKATÚ
Pajé Dr. Awapó Cleber Melo
Etnia: Guarani
Bacharel em Direito, com pós-graduação em História, Antropologia, Arqueologia e Astronomia dos Povos Indígenas Brasileiros.
A comunidade, inserida no contexto urbano, possui atualmente mais de mil membros, pertencentes a diversas etnias. Diariamente, novos afiliados se unem ao coletivo, buscando resgatar, fortalecer e viver sua ancestralidade herdada.
Nosso maior objetivo é preservar e fortalecer nossas raízes ancestrais no contexto urbano, promovendo identidade, pertencimento e continuidade cultural.
Endereço da Sede
Rua Carlos Drummond, nº 378
Bairro Alto da Maravilha
CEP: 48970-000
Senhor do Bonfim – BA
(11)951193067 WhatsApp
www.institutotupiguarani.com.br
Você também pode gostar
Quando o imprevisto vira alerta: o que o caso do Pico Paraná ensina sobre proteção e planejamento
EUA x Venezuela: os limites entre o direito à guerra e o combate ao crime organizado
Venezuela caiu. Cuidem-se os demais para não cair também