Em sua primeira vez na capital, evento propõe construção de agenda comum na defesa de mais recursos e melhores condições para atender à população
Realizado pela primeira vez na capital, o Congresso Estadual de Municípios, aberto nesta terça-feira (26), teve recorde de prefeitos – 580 dos 645 do Estado de São Paulo – e foi palco para discussões e troca de experiências sobre temas relevantes para as cidades paulistas, incluindo mudanças climáticas e os desafios financeiros diante de novas realidades orçamentárias.
Ao participar da sessão solene de abertura, o prefeito Ricardo Nunes destacou a relevância da realização do encontro na capital e a importância de se ter integração municipal em âmbito nacional. “É motivo de alegria receber um evento desse porte, com tantos prefeitos reunidos para trocar experiências e discutir os desafios das cidades. Cada vez mais os municípios assumem responsabilidades sem o devido repasse de recursos do governo federal, e por isso a união e a troca de soluções são fundamentais”, afirmou Nunes, citando como exemplos as áreas de saúde e segurança urbana.
Para o governador Tarcísio de Freitas, o evento mostra que a união dos municípios é um exemplo para o país. “Aqui em São Paulo conseguimos sentar, conversar e apontar o caminho comum, olhar o interesse público, do cidadão e, assim, as coisas estão sendo feitas”, disse, ressaltando a importância do encontro para a troca de experiências. “Este congresso é uma grande oportunidade para se discutir temas que são muito relevantes. As coisas estão mudando muito rápido e essas mudanças que estão sendo discutidas vão impactar diretamente a vida dos municípios. São temas muito importantes e o sucesso nessas discussões virá pelo bom arranjo político”.
Você também pode gostar
Ginástica Rítmica em evidência: evento da Sesp reúne mais de 350 atletas no interior de SP
24º Salão de Arte lança movimento ‘Nova Arquitetura’: Antigo e Novo Juntos
500 Alunos de projeto social participam de torneio escolar em São Paulo