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CNN Esportes S/A: “A dívida do Corinthians cresce R$ 1 milhão por dia”, revelam idealizadores da SAFiel

Carlos Teixeira e Eduardo Salusse revelam bastidores do momento financeiro do clube paulista e explicam o modelo inédito que pretende colocar torcedores no comando, durante entrevista

São Paulo, outubro de 2025 – A proposta de transformar o Corinthians em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) controlada por seus próprios torcedores é o tema central da nova edição do CNN Esportes S/A, que vai ao ar neste domingo (12), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.

Os idealizadores da iniciativa, Carlos Teixeira e Eduardo Salusse, apresentaram no programa detalhes da “SAFiel”, projeto que pretende dar aos corintianos o controle sobre o futuro do clube. Em entrevista ao apresentador João Vítor Xavier, eles explicaram como funcionaria o modelo de governança, os valores estimados das ações e o potencial de captação do projeto.

Momento de decidir

Eduardo Salusse destacou a urgência em encontrar uma solução para a situação financeira do Corinthians. “A dívida cresce R$ 1 milhão por dia. Se deixarmos para quando o Corinthians estiver com uma estabilidade maior, isso vai custar meio bilhão de reais a mais”, afirmou.

Segundo ele, o clube vive um ponto de virada. “O momento que nós estamos pode fazer com que essa decisão seja inevitável. Há uma série de razões que fazem com que a decisão tenha que ser tomada de imediato, com a SAFiel ou com outro projeto, porque o tempo vai acabar fazendo com que o Corinthians sangre significativamente e torne a situação ainda muito mais difícil e muito mais prejudicial aos corintianos.”

Na imagem, idealizadores da SAFiel concedem entrevista ao apresentador João Vítor Xavier (Foto: Reprodução/CNN Brasil)

Controle da torcida

Os idealizadores reforçam que o comando do clube permaneceria nas mãos da Fiel. “O controle da SAF sempre será dos corintianos”, garantiu Carlos Teixeira.

Salusse completou: “O ideal é que as ações ou a captação se esgotem entre os corintianos. Vamos ter uma abertura de oferta para os torcedores, que farão uma reserva. Se atingirmos a captação por aqui, nem precisaria, em tese, de um investidor institucional. Essa que é a verdade.”

Como funcionaria

Na prática, o projeto prevê a criação de uma nova sociedade. “O Corinthians seria uma nova sociedade. Essa sociedade teria dois sócios: o próprio clube, que vai contribuir com seus ativos e passivos do futebol, e uma empresa formada por acionistas que integram a torcida corintiana. Ou seja, todo torcedor que quiser investir vai poder investir”, explicou Eduardo Salusse.

Sobre a diferença entre o modelo associativo tradicional e o modelo SAF, Salusse detalhou:

“A própria Lei das SAFs foi criada para permitir, induzir e incentivar a transformação de um modelo associativo, que é o modelo clássico dos clubes de futebol, em um modelo empresarial. E o que difere uma coisa da outra? O modelo associativo é predominantemente gerenciado por políticos, pessoas eleitas pelo colegiado, que nem sempre são os melhores gestores. Eu brinco sempre que é como um prédio que elege o síndico mais simpático, e não necessariamente o mais competente. De outro lado, temos o corintiano, que está sofrendo — incluindo associados, torcedores organizados e torcedores comuns. A solução que estamos propondo é mais do que o próprio Corinthians, é a implantação de um modelo inédito no Brasil, mas alinhado com clubes europeus, onde mais de 200 já adotam essa forma empresarial de gerir o futebol”, reforçou.

A expectativa, segundo Carlos Teixeira, é ambiciosa: “A meta máxima de captação está acima dos R$ 2 bilhões.”

Serviço
CNN Esportes S/A

Aos domingos, às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil
Na TV: Canal 577 nas principais operadoras, como Claro, Sky, Vivo e Oi
No YouTube: youtube.com/c/CNNBrasil
No YouTube do CNN Esportes: youtube.com/@CNNEsportes

O CNN Esportes S/A explora o universo do esporte sob a ótica de negócios e gestão. Apresentado por João Vítor Xavier, o talk show traz entrevistas com líderes e executivos do setor esportivo, abordando temas como estratégias de clubes, marketing esportivo e movimentações financeiras do mercado da bola.

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