Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Carreata do Divino é adiada para o dia 6 de abril

A ação ocorreria neste fim de semana, mas sofreu mudança na data devido à Romaria da Festa do Divino, que será neste sábado (23), e à Semana Santa

A Carreata Solidária da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que seria realizada neste sábado (23), foi adiada para o dia 6 de abril. A alteração na data foi necessária devido à 4ª Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, que levará os devotos do Divino na Caravana da Fé, no sábado (23), e em razão da Semana Santa, que se inicia no dia 24 de março (Domingo de Ramos) e termina em 31 de março (Domingo de Páscoa).

Os bairros a serem visitados, no dia 6 de abril (sábado), a partir das 15 horas, são: Bertioguinha, Vila da Prata e Conjunto São Sebastião. O roteiro com os nomes das ruas a serem percorridas será divulgado em breve. O devoto pode acompanhar as notícias da Festa do Divino 2024 por meio das redes sociais – Facebook (festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi). Haverá a transmissão online.

Lançada em 2020 e intensificada em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a Carreata do Divino visa três pontos: divulgar o culto ao Divino Espírito Santo, avisar que a Festa está chegando e arrecadar alimentos para a população carente.

Retomada neste ano, a primeira carreata de uma série de sete, ocorreu no dia 16 de março, percorrendo os bairros do Mogilar, Rodeio, Jardim Aracy, Ponte Grande e Vila Industrial. Após o trajeto, uma Missa foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Industrial.

O Festeiro do Divino 2024, Eduardo Ferreira Rego, que ao lado da esposa, Milena da Costa Freire Rego, e dos Capitães de Mastro, o casal Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos, comanda o evento religioso e folclórico faz uma avaliação sobre o primeiro dia da Carreata Solidária. “A avaliação é totalmente positiva. Foi um momento muito especial e emocionante poder trazer de volta um pouquinho do que foi a grande carreata realizada em 2021 durante o período de pandemia, e poder levar aos que não podem ir até a Bandeira esse momento de Fé e Devoção que só a Festa do Divino pode proporcionar. Além disso, arrecadamos alimentos que serão direcionados às instituições de caridade da Cidade”.

Em cada um dos bairros, os devotos demonstraram a Fé que carregam. Muitos deles, montaram altares na frente das residências para receber as Bandeiras do Divino. “Foi um momento de muita emoção. Essa devoção tão linda se deve, muitas vezes, a uma graça atendida, um pedido a ser feito e, lógico, ao carinho e a Fé do povo”, comenta o Festeiro Eduardo.

Neste ano, o tema da Festa do Divino é “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o Dom da Misericórdia”.