Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Bioclin, empresa brasileira líder em diagnóstico laboratorial, destaca a necessidade urgente de combater o preconceito e reforça o papel vital do diagnóstico precoce e acessível no controle da epidemia de HIV. O Dezembro Vermelho marca a mobilização global para conscientização, prevenção e apoio às pessoas vivendo com o vírus.
Instituído em 1988, o Dia Mundial da AIDS é um chamado para a ação. Apesar dos avanços no tratamento, que permitem a quem vive com HIV ter uma vida plena e indetectável, as estatísticas continuam a alertar que, globalmente, cerca de 39,9 milhões de pessoas vivem com HIV, com 1,3 milhão de novas infecções e 630 mil mortes relacionadas à AIDS em 2023.
No Brasil, estima-se que 920 mil pessoas vivam com o vírus. Cerca de 30 pessoas ainda morrem de AIDS por dia, apesar da queda na mortalidade em dez anos. A boa notícia é que 94% das pessoas em tratamento no Brasil atingiram a carga viral indetectável, o que elimina o risco de transmissão sexual (Indetectável = Intransmissível).
Primeiro passo
O principal desafio global é alcançar as metas 95-95-95 do UNAIDS (95% das pessoas com HIV diagnosticadas, 95% em tratamento e 95% com supressão viral). Para atingir essa meta, a Bioclin ressalta o papel fundamental do acesso rápido e confiável aos testes de detecção de HIV.
“Saber o status sorológico é o primeiro e mais poderoso passo tanto para o tratamento individual quanto para a interrupção da cadeia de transmissão. É impossível falar em prevenção combinada sem incluir o diagnóstico facilitado”, afirma Lucrecia Mendes, Especialista de Produtos da Bioclin.
A Bioclin oferece um portfólio completo de testes para atender às diversas necessidades laboratoriais e de testagem, garantindo precisão e resultados rápidos. O Biolisa HIV (ELISA): Kit de ELISA de terceira geração, ideal para o uso laboratorial de alto volume. Detecta anticorpos anti-HIV-1/HIV-2 com resultados de alta sensibilidade e especificidade (>99,9%) em aproximadamente 60 minutos. O HIV TRI LINE (Teste Rápido): Um teste rápido, prático para uso em consultório ou laboratório, que detecta anticorpos anti-HIV-1 e anti-HIV-2 em amostras de soro, plasma ou sangue total. Oferece leitura simples e rápida, entre 15 e 30 minutos, sendo crucial para o rastreio ágil. E o BIOLISA HIV 1/2/O Ag/Ab (ELISA): Outra solução ELISA de alta performance para uso laboratorial com resultados em até 130 minutos e elevada sensibilidade e especificidade maior que 99,9%
Embora os testes rápidos ofereçam agilidade, um resultado reagente deve ser sempre confirmado por outras metodologias. A interpretação final e a condução do caso são responsabilidade do profissional de saúde, que deve orientar sobre o início imediato do tratamento antirretroviral.
Você também pode gostar
3ª Edição do Festival Gastronômico Temperos de Cabrália celebra a culinária indígena Pataxó
Movimento Regenere-se reforça importância da saúde mental e do bem-estar
SPORTECH lança no Brasil a Coleção Mountain Bike 2026 da Leatt, com destaque para novas jaquetas e óculos de ciclismo