Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Atual diretoria do Conseg é reeleita em Poá

Em apuração polêmica realizada na tarde de 22 de abril, na Companhia da Polícia Militar de Poá, a chapa 1 venceu a eleição para a nova diretoria do Conseg de Poá, com 325 votos contra 188 da Chapa 2. Houve quatro votos nulos.
Na verdade, a chapa vencedora é a atual diretoria, que foi reeleita, formada por Cláudio Machado, presidente; Adriana Monteiro, vice-presidente; Dr. David, 1⁰ secretário; César da Ótica, 2⁰ secretário; e Alex, Diretor de Relações Públicas.
Esta foi a primeira vez que duas chapas concorreram na eleição do Conseg poaense. A eleição também se caracterizou pelo grande número de eleitores que compareceram na Companhia da Polícia Militar de Poá, no dia 16 de abril, das 17h30 às 19h30. Como o número de eleitores foi expressivo e ultrapassou o horário previsto de término, as duas chapas concordaram em lacrar a urna, deixando-a na Companhia da PM, e fazer a apuração após os feriados.
Às 14 horas do dia 22, o delegado de polícia titular de Poá, Dr. Emilio Carlos Pernambuco, abriu a urna na frente dos fiscais e a levou para uma sala ao lado para fazer o escrutínio. Nessa sala, além dele, só entraram o investigador Douglas Souza, o Cabo Rocca e os fiscais das duas chapas. O delegado não permitiu a entrada da imprensa, atitude que causou estranheza, pois a imprensa é neutra, funciona apenas como os olhos do cidadão, ao contrário de fiscais, que defendem seus próprios interesses.
No momento da apuração, uma munícipe ficou indignada por não conseguir acompanhar a apuração. Cláudia Traversin disse que compareceu para ver a contagem dos votos e foi impedida, então manifestou toda sua desconfiança, já que a apuração deveria ser aberta ao público.
Ela se declarou desacreditada de tudo, inclusive da urna usada que, apesar de ter sido lacrada, pode ser aberta facilmente pela lateral, como ela mostrou em um vídeo feito na frente de todos os presentes.
O presidente do Conseg, Cláudio Machado, deu uma declaração de que a apuração não pôde ser realizada no mesmo dia da eleição devido à comissão organizadora ter alegado que o horário já estava muito além do previsto, por isso foi decidido adiar a apuração. Mas, na opinião dele, se a apuração tivesse sido feita no mesmo dia da eleição, teria sido muito melhor para ambas as chapas, que seriam mais aceitas se o resultado tivesse sido imediato.
Sobre sua chapa, enalteceu o trabalho realizado em Poá, enquanto a outra chapa sempre participou em Suzano, ligada ao Conseg de Suzano, sem nenhum conhecimento de tudo que acontece e aconteceu na segurança de Poá durante anos, enquanto o atual Conseg é formado apenas por poaenses com grande experiência e vivência no dia a dia da cidade. Por isso, agradeceu o apoio da população poaense, que optou por manter a atual gestão à frente do Conseg.
Sobre as críticas à apuração por ter sido feita de portas fechadas, o Dr. Pernambuco disse que seguiu o regulamento do Conseg e que o escrutínio foi feito com lisura e responsabilidade. Desejou uma gestão profícua à diretoria do Conseg em prol da sociedade poaense, para que ela tenha uma segurança pública melhor.