Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Associação dos Engenheiros de Poá sofre duas invasões neste mês

Em menos de uma semana, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Poá – AEAA – foi invadida duas vezes por ladrões, que causaram um grande prejuízo.
A primeira invasão ocorreu em 10 de fevereiro, com o registro em Boletim de Ocorrência. Cinco dias depois, às 19h20 do dia 15 de fevereiro, um indivíduo entrou na sede da Associação através de uma casa abandonada nos fundos do terreno.
Pelas imagens da câmera de segurança, é possível ver o ladrão forçando as janelas da cozinha e do banheiro. Como não conseguiu entrar, foi até o poste de energia e cortou toda a fiação, desativando a rede elétrica do prédio.
Com um pé de cabra, arrombou a porta de aço dos fundos e a porta interna de acesso ao escritório central, quebrando as grades de atendimento dos balcões para acessar as salas. No terreno, foi abandonada a escada que o ladrão usou para acessar o local.
Embora o sistema de alarme possua bateria reserva, houve uma falha crítica por parte da empresa de monitoramento, que não notificou a queda de energia nem o disparo dos sensores internos. O crime só foi descoberto na manhã seguinte, por volta de 10 horas, quando chegaram na Associação o auxiliar administrativo e o secretário da diretoria para gravar um podcast.
Do patrimônio da AEAA, o ladrão levou um notebook e dois microfones de podcast. Do patrimônio do CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, foram roubados uma CPU nova, um teclado novo, pen-drive com documentos, toners novos de impressora e o equipamento Link-CREA SP. Entre equipamentos roubados e danos estruturais causados em portas, grades, fiação e manutenção, o prejuízo está avaliado em dez mil reais.