Localizada na Mooca, Zona Leste de São Paulo, instituição acolhe diariamente 1.200 homens em situação de rua e soma dezenas de prêmios por sua atuação social
Na programação comemorativa, destaque também para a tradicional Festa de Rua, com gastronomia típica da Itália e apresentações artísticas
Nem todos em São Paulo conhecem a dimensão e o impacto do trabalho realizado pelo Arsenal da Esperança. Mais do que oferecer acolhimento diário a 1.200 homens em situação de vulnerabilidade social, a instituição desenvolve uma ampla rede de ações educativas, culturais e de capacitação profissional voltadas à geração de renda e à construção de novas perspectivas de vida. O objetivo é claro: restaurar a autoestima, promover dignidade e criar oportunidades reais de transformação.
Em 2026, o Arsenal da Esperança completa 30 anos com motivos para comemorar. No dia 21 de março (sábado), às 15h30, – o evento principal – acontecerá uma celebração especial para convidados e acolhidos da casa com:
• Apresentação artística – pocket show do musical ARSENAL – As Armas da Paz, inspirado na história da instituição, com a cantora Ziza Fernandes e produção da Oficina Viva Produções;
• Missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer;
• Festa de Rua – com gastronomia típica da Itália e apresentações artísticas.
Para a ocasião foram convidadas autoridades, entre elas o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, já está confirmado. A expectativa é receber mais de 1.000 pessoas. Interessados em participar dessa cerimônia inscrições AQUI.
A Festa de Rua – aberta a todos -, será realizada de 20 a 22 de março, das 18 às 22 horas – no domingo das 17 às 21 horas -, ao longo da rua Dr. Almeida Lima, na Mooca, onde está localizado o Arsenal. Em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce, o evento contará com barracas de comidas típicas italianas — pizzas, massas, fogazzas, cannolis – além de churrasco e outras especialidades — e apresentações artísticas.
Na quinta-feira (20/3) haverá também uma programação especialmente dedicada aos acolhidos da casa, com muito futebol: a final do Campeonato PACE League, inspirado no formato da Kings League.
“O Arsenal da Esperança é mais do que um abrigo; é um lugar onde a dignidade humana é restaurada todos os dias. Cada homem que chega traz uma história de dor, mas também um imenso potencial de recomeço. Nossa missão é oferecer não apenas teto e alimento, mas acolhimento, respeito e oportunidades concretas de transformação. É uma esperança que renasce diariamente dentro deste pequeno vilarejo”, afirma o padre Simone Bernardi, missionário italiano que dirige a instituição há mais de 20 anos.
“A cidade de São Paulo tende a olhar para os prédios onde está o Arsenal da Esperança ainda com a visão da história passada, na qual imigrantes chegavam, se hospedavam e seguiam em busca de um destino. É provável que muitos se surpreendam ao descobrirem que, atualmente, aqueles prédios são o próprio destino de muita gente. Um povo migrante de si mesmo, que saiu de casa para rua, da família para a solidão, sabe-se lá de onde para um lugar que desconhece, também. E ao se transformar em destino — tanto dos que lá permanecem, quanto dos que vão e voltam — ajuda a dar identidade, restitui a dignidade, oferece a acolhida que se realiza na palavra, no abraço, na cumplicidade do olhar, no prato de comida. O Arsenal se faz esperança há 30 anos”, enaltece Milton Jung, um dos jornalistas mais influentes e respeitados do Brasil, que realiza ações de voluntariado no Arsenal da Esperança.
Lançamento de livro e musical no ano comemorativo – A trajetória de três décadas da instituição será celebrada durante todo o ano. Entre os destaques está o lançamento do livro SIM – O Coração do Arsenal da Esperança, de autoria do fundador da instituição, o italiano Ernesto Olivero, atualmente com 85 anos, que no Brasil será publicado pela Format Editora.
Já nos dias 5 e 6 de setembro será a apresentação completa do musical Arsenal – As Armas da Paz, no Teatro Ítalo Brasileiro.
Também está previsto um grafite gigante (23m x 7m) a ser produzido em um dos muros do Arsenal e inspirado no trabalho de acolhida da casa. O grafite será realizado pelo artista italiano Edoardo Ettorre (IG: @edoardo.ettorre), com a gestão da Empresa She Wolf e o apoio institucional do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, com inauguração dia 21 de abril de 2026. Serão produzidos também vídeos comemorativos para o YouTube e com cortes para o Instagram e Facebook, com depoimentos de voluntários, parceiros, funcionários e acolhidos.
História e missão
Instalado no prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, na Mooca — que no passado acolhia famílias europeias e asiáticas imigrantes e refugiadas — o Arsenal hoje abriga homens brasileiros e estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A obra é conduzida pela Associação Assindes Sermig — Servizio Missionario Giovani e foi iniciada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. O Arsenal da Esperança é o primeiro projeto fora de Turim (Itália) ligado ao Arsenal da Paz, criado em 1983.
Ao longo dessas três décadas, o Arsenal conquistou dezenas de prêmios, certificados, homenagens, entre eles:
• Salva de Prata (4/12/2025) – Maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo;
• Prêmio Cidade de São Paulo (23/1/2025) – Concedido pelo Município de São Paulo;
• Prêmio USP de Direitos Humanos – Menção Honrosa (10/12/2009) – Categoria Institucional;
• Certificado Top Qualidade Brasil 2014 – Selo Ouro (19/4/2014).
São prêmios que reconhecem o trabalho do Arsenal da Esperança, que vai além do acolhimento às pessoas em situação de rua. A casa acolhe uma população masculina, que recebe alimentação, roupa lavada, cama para dormir, acesso a cursos de profissionalização e atividades culturais. O Arsenal tem uma equipe multidisciplinar, onde o acolhido é atendido por assistentes sociais, psicólogos, orientadores socioeducativos e profissionais da área da saúde e, acima de tudo, diz o padre Simone “recebem respeito, maior necessidade dessas pessoas”.
Segundo o padre Simone também é muito importante que o Arsenal faz com que “o acolhido pense nele próprio em uma perspectiva mais ampla e mais a longo prazo”. Dentro desse conceito o Arsenal promove cursos de capacitação profissional e de alfabetização. No Arsenal também tem biblioteca, quadra de futebol, sala de jogos, grupos de apoio (NA e AA – Narcóticos e Alcóolicos Anônimos), entre outros serviços que visam proporcionar a reorganização da vida, o fortalecimento da autoestima, a melhoria na qualidade de vida e o seu desenvolvimento profissional, pessoal e social.
Impacto em números
Em funcionamento ininterrupto, desde 1996 — inclusive durante a pandemia da Covid-19 — o Arsenal já acolheu aproximadamente 80 mil homens, totalizando:
• 11.440.166 noites de hospitalidade
• 28.298.020 refeições
• 13.984.959 banhos
• 224.610 participantes nos grupos de NA e AA
• Aproximadamente 1.400.000 presenças em cursos
Mensalmente, na instituição são consumidos 10 mil litros de bebidas (cafés e leite) e cerca de 85 mil quilos de alimentos, além de aproximadamente 7,5 toneladas de produtos de limpeza por ano. “Essa caminhada só tem sido possível graças também à confiança do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo”, ressalta padre Simone.
O Arsenal também desenvolve o projeto Laboratório da Esperança, voltado especialmente aos jovens, com vivências de formação, solidariedade e espiritualidade. A instituição promove ainda formação cidadã para voluntários e mantém parceria com cerca de 70 escolas, que visitam o espaço para conhecer de perto essa realidade.
Entre os principais parceiros estão: Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
“O Arsenal é uma casa que acolhe pessoas em dificuldade, mas é sobretudo uma casa aberta a todos, onde cada um pode crescer e se fortalecer para encontrar o próprio caminho, num contexto de confiança e relações acolhedoras”, conclui padre Simone.
Perfil dos acolhidos atualmente
Levantamento interno aponta que:
• 36% têm entre 26 e 40 anos
• 34% entre 41 e 50 anos
• 20% entre 51 e 59 anos
• 5% entre 18 e 25 anos
• 1% acima de 65 anos
Cerca de 70% são da Região Sudeste, quase 30% do Nordeste, além de uma pequena parcela de refugiados.
Motivos da chegada:
• 32% desemprego
• 24% dificuldade para pagar aluguel
• 25% desentendimentos familiares
• 20% dependência química
Como ajudar
PIX: CNPJ 62.459.409/0001-28
Razão Social: Associação Assindes Sermig
Banco Santander: Ag. 0144 – Conta 13-003147-6
Também é possível doar via Nota Fiscal Paulista ou tornar-se voluntário.
📍 Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca – São Paulo
📧 arsenaldobrasil@gmail.com
📱 (11) 94235-3233
🌐 arsenaldaesperanca.org.br
IG: @arsenal_da_esperanca
YT: @arsenaldobrasil
FB: facebook.com
Serviço – Comemorações 30 Anos Arsenal da Esperança:
. 21.3 – Às 15h30 – apresentação cultural, Missa, entre outros
. De 20 a 22.3 – das 18h às 22h (exceto domingo, que será das 17h às 21h) – Festa de rua, com gastronomia e apresentações artísticas típicas da Itália
Crédito: Sermig/Arsenal da Esperança
Você também pode gostar
Sem aumento, sem descanso e com mais risco: a realidade do policial militar de São Paulo
Pátio Higienópolis apresenta Body & Soul com programação especial e gratuita de bem-estar e autocuidado
Milton Guedes apresenta o show exclusivo “Milton Canta Lulu”com estreia no Rio e em São Paulo