A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes celebrou duas datas importantes deste mês de agosto: o Dia Nacional da Equoterapia (9) e o Dia do Voluntariado (28). A comemoração foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Núcleo Rural da APAE, no bairro da Vila Caputera, em Mogi das Cruzes, onde ocorre a Equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual de pessoas com deficiência. Na oportunidade, foi feita uma homenagem aos parceiros da Equoterapia (Ferraduras Brasil e Depósito São Pedro) e a um grupo de voluntários. São eles: Marcelo Shimada, Otávio Rodrigues de Siqueira, Márcio José Rodrigues e Leandro Aranha Gomes Côrrea.
Na APAE de Mogi das Cruzes, a Equoterapia é oferecida aos alunos que chegam com o encaminhamento do neurologista. Após uma triagem, feita pela equipe interdisciplinar (formada por fisioterapeutas e psicólogos), o aluno inicia a terapia, que busca o desenvolvimento biopsicossocial. “Desta forma, a interação com o cavalo, incluindo os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, de autoconfiança e autoestima”, diz o coordenador Paulo Henrique dos Santos Prado.
Atualmente, há 116 praticantes de Equoterapia. À disposição deles estão os cinco cavalos do Núcleo Rural: Patatá, Alpha, Miss, Estrela e Xodó.
A data foi decretada em 2007, como forma de dar visibilidade a este modelo terapêutico, que utiliza o cavalo para trabalhar o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência.
A APAE de Mogi das Cruzes está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Jardim Betânia. Mais informações: (11) 4728-4999.

Você também pode gostar
Campanha do agasalho do Clube de Campo de Mogi doa mais de mil itens ao Fundo Social
45º Torneio Corujão de Futebol Society do Clube de Campo vai homenagear o Mundial de Clubes da Fifa
Psicóloga que atuou na “Raul Brasil”, na guerra de Israel e na enchente do RS recebe homenagem da Câmara nesta 6ª feira