A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes celebrou duas datas importantes deste mês de agosto: o Dia Nacional da Equoterapia (9) e o Dia do Voluntariado (28). A comemoração foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Núcleo Rural da APAE, no bairro da Vila Caputera, em Mogi das Cruzes, onde ocorre a Equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual de pessoas com deficiência. Na oportunidade, foi feita uma homenagem aos parceiros da Equoterapia (Ferraduras Brasil e Depósito São Pedro) e a um grupo de voluntários. São eles: Marcelo Shimada, Otávio Rodrigues de Siqueira, Márcio José Rodrigues e Leandro Aranha Gomes Côrrea.
Na APAE de Mogi das Cruzes, a Equoterapia é oferecida aos alunos que chegam com o encaminhamento do neurologista. Após uma triagem, feita pela equipe interdisciplinar (formada por fisioterapeutas e psicólogos), o aluno inicia a terapia, que busca o desenvolvimento biopsicossocial. “Desta forma, a interação com o cavalo, incluindo os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, de autoconfiança e autoestima”, diz o coordenador Paulo Henrique dos Santos Prado.
Atualmente, há 116 praticantes de Equoterapia. À disposição deles estão os cinco cavalos do Núcleo Rural: Patatá, Alpha, Miss, Estrela e Xodó.
A data foi decretada em 2007, como forma de dar visibilidade a este modelo terapêutico, que utiliza o cavalo para trabalhar o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência.
A APAE de Mogi das Cruzes está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Jardim Betânia. Mais informações: (11) 4728-4999.
Você também pode gostar
Itaquá entrega cooperativa de reciclagem e inicia coleta seletiva porta a porta
Com investimento de R$ 877 mil, SAMU de Itaquá recebe duas ambulâncias e 130 uniformes
Clube de Campo de Mogi realiza Concurso do Omelete e da Cachaça em noite de homenagens e finais do Corujão