RX Insights vai fornecer acesso a uma vasta base de informações atualizadas diariamente, que já permite a análise de mais de 13 milhões de itens prescritos em 6 milhões de prescrições
Agosto de 2023 – Com o intuito de apoiar as decisões estratégicas da indústria farmacêutica, a Afya, maior hub de educação e soluções digitais médicas do Brasil, acaba de lançar o RX Insights, uma plataforma de inteligência a partir de dados de prescrições digitais médicas. A plataforma foi elaborada para ajudar o setor a entender o comportamento prescritivo do médico ao fornecer acesso a uma vasta base de informações, composta por mais de 13 milhões de itens prescritos em 6 milhões de prescrições.
A maior inovação da plataforma é trazer uma perspectiva mais precisa da real intenção do médico ao prescrever, permitindo que as empresas farmacêuticas alinhem suas estratégias de marketing de forma mais direcionada e eficaz, inclusive monitorando o resultado de suas ações.
O RX Insights é atualizado diariamente com os dados do dia anterior, permitindo assim análises em série histórica. Com uma base de dados precisa e atualizada, além de interface intuitiva, a plataforma possibilita a análise e interpretação de informações relevantes para embasar decisões estratégicas, como análise do market share de produtos farmacêuticos, análises de produtos prescritos simultaneamente na mesma prescrição), geolocalização das prescrições e características do prescritor (especialidade) e do paciente (idade e sexo). Vale destacar que todos os dados são anonimizados e estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“O nosso maior objetivo é proporcionar uma visão que vá além das informações sobre a demanda da cadeia de varejo e distribuição. O RX Insights traz dados qualitativos e quantitativos valiosos que permitem um olhar profundo no comportamento prescritivo do médico. Vale destacar que estamos apenas começando, nossa base cresce dia após dia, e esperamos em um futuro breve entregar informações a respeito de indicação clínica e comorbidades relacionadas a cada prescrição. Uma inovação que apenas a Afya dentro do seu hub de serviços digitais consegue entregar ao mercado”, explica Eduardo Moura, médico, co-fundador da PEBMED e diretor de pesquisa do Research Center da Afya.
Em fevereiro de 2022, a Afya iniciou uma nova vertical de negócios com o objetivo de alavancar sua estratégia de conectar o ecossistema de saúde a seus médicos e incluiu em seu portfólio soluções para atender diferentes setores da cadeia. No primeiro ano da divisão B2B, a empresa concentrou boa parte das suas energias na indústria farmacêutica, em mais um passo para ir além da educação e dos serviços médicos. “Contamos com uma base de quase 300 mil profissionais e futuros médicos utilizando alguma de nossas soluções. Nosso desafio agora é utilizar todo o potencial em dados a serviço dos negócios de nossos clientes, de maneira responsável e priorizando a ética médica. No final, toda a indústria de saúde sai ganhando”, reforça Eduardo Moura.
Sobre a AFYA
A Afya, maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, é líder no ensino de medicina no Brasil e atualmente possui 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área médica e de saúde, cobrindo todas as regiões do Brasil.
Única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, a Afya tem o propósito de transformar a saúde com quem tem a medicina como vocação, sendo pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. A empresa inova no mercado a partir de 2020 com a construção de um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções como o Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.
Atualmente, um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital da Afya. São quase 300 mil usuários ativos impactando a vida de milhões de brasileiros ao ano por meio de atendimentos com suporte da tecnologia. Se cada um deles atender, em média, 5 pacientes por dia, 20 dias no mês, são 360 milhões de pacientes atendidos.
Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, o propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).
Em julho de 2019, a Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. A bolsa americana foi escolhida pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio medicina & educação & saúde. Mais informações aqui.
Você também pode gostar
Saiba como prevenir quedas em idosos, causas e consequências
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
Donos de 29 medalhas mundiais em Kobe competem na 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de atletismo