Psicóloga e ativista indígena guarani propõe uma reflexão sobre monoculturas do pensamento, afetos e resistência
A abertura do Festival Sementeia 2025, no dia 1º de setembro, será marcada pela presença da escritora, psicóloga e ativista indígena Geni Nuñez. Referência nacional no debate sobre relações, sexualidade, não-monogamia e saúde mental com perspectiva decolonial, a autora estará em Suzano para apresentar a palestra “Reflorestamento do Imaginário”, em uma conversa mediada pela psicóloga Endil Oliveira. O encontro será realizado na Sala Orlando Digenova, às 19h30, com entrada gratuita.
No encontro, Geni irá abordar o conceito de monoculturas do pensamento, ideia inspirada por Ailton Krenak, refletindo sobre os efeitos da imposição de um único modelo de existência nas nossas formas de pensar, amar e viver. Em contraponto a essas monoculturas (dos afetos, da fé, da sexualidade, da terra), a palestra propõe o reflorestamento simbólico do imaginário: cultivar a diversidade como forma de resistência e de vida.
Geni é ativista indígena guarani, é doutora em Ciências Humanas pela UFSC e pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. É autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024). Sua presença em Suzano representa um momento potente de escuta, trocas e valorização dos saberes indígenas no território.
O Festival Sementeia é um projeto idealizado por Tuane Vieira, que há 24 anos atua na produção cultural de Suzano e do Alto Tietê. Sua primeira edição aconteceu em 2023 e nasceu com o desejo de criar um espaço artístico seguro, diverso e fértil, onde mulheres pudessem se expressar, se formar e se fortalecer por meio da arte. O festival é inteiramente conduzido por mulheres, da curadoria à técnica, e reúne artistas, educadoras, comunicadoras, musicistas, terapeutas e ativistas que compartilham o mesmo sonho de transformação social.
“Além de mulheres produtoras e ávidas consumidoras de arte e cultura, queremos contribuir, junto com a população, para um Brasil mais igualitário e menos violento para nós e para nossas filhas, sobrinhas, afilhadas e netas, tendo nossa cidade como foco”, afirma Tuane Vieira.
Após a abertura, a segunda edição do festival, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), segue até 12 de setembro, com mais de 10 atividades gratuitas. A programação inclui oficinas artísticas, espetáculos de dança e teatro, performances, rodas de conversa e shows, sempre com o protagonismo de mulheres da cidade e convidadas de notório saber. Outras informações estão disponíveis no Instagram oficial @festival_sementeia.
Serviço:
📍 Reflorestamento do Imaginário, com Geni Nuñez
🗓️ 01 de setembro (segunda-feira)
🕖 19h30
📌 Sala Orlando Digenova – Suzano (SP)
🎟️ Entrada gratuita
🔗 Outras informações: @festival_sementeia
Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)