Há dois meses, em 9 de outubro, o cacique Lucimar Gonçalves Rodrigues, um dos últimos remanescentes das tribos Aimorés Botocudos na cidade de Ipanema, em Minas Gersus, se casou com Xiomara Luzcenia Jimenez Ratti, indígena dos povos warao, da Venezuela. Foi a primeira vez que indígenas de países diferentes se uniram em matrimônio.
Segundo Lucimar, sua esposa mantém a tradição das garrafadas medicinais e criou recentemente uma garrafada à base de um composto de graviola, utilizando a substância acetogenina presente nas folhas da graviola.
Essa garrafada tem feito muitas pessoas recuperarem a saúde entre elas, portadores de câncer, que obtiveram melhoras, quando as células doentes murcharam por completo. O cacique Lucimar disse que garrafadas são um patrimônio histórico cultural material e imaterial dos povos indígenas, protegidas pela Lei 6001, de 19 de dezembro de 1973.


Você também pode gostar
O impeachment e as desavenças dos Três Poderes
Guilherme Dantas estreia “Bom de Verdade” nas plataformas de música com inéditas e hits do forró
Parceria de Chitãozinho & Xororó com Vanessa daMata já está disponível