A CAIXA Cultural São Paulo recebe pela primeira vez a exposição “Amados – Zélia & Jorge”, uma homenagem sensorial e afetiva a Zélia Gattai e Jorge Amado, casal que marcou profundamente a literatura e a cultura brasileira. Com curadoria de Paloma Jorge Amado, direção geral de Elaine Hazin (Via Press Comunicação), projeto expográfico de Rose Lima e cenografia de Renata Mota, a mostra ficará aberta à visitação de 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, com entrada franca.
A exposição convida o público a percorrer os 56 anos de vida e amor compartilhados entre Zélia e Jorge, em uma jornada que mistura literatura, memória e emoção. O visitante encontrará um rico acervo de fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos, que revelam desde o primeiro encontro do casal, em 1945, até os últimos anos na Bahia, com amigos ilustres como como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes, Carybé, entre outros.
O espaço é ocupado por instalações interativas e poéticas, como o “cofre-coração”, a “chuva de flores” inspirada no pedido de casamento testemunhado por Pablo Neruda, e os “tubos sussurrantes”, que ecoam frases de amor dos romances de Jorge Amado. A experiência é, ao mesmo tempo, íntima e coletiva, um mergulho na sensibilidade de dois artistas que transformaram afeto em obra e compromisso social em literatura.
“Para nós, é uma alegria trazer essa exposição para São Paulo, uma cidade tão importante para a cultura do país. Queremos que o visitante se sinta passeando pela casa, história e memória desse casal que passou mais de 50 anos de mãos dadas, embarcados nessa navegação, linda e profunda, por mares agitados e marés mansas. Foi para contar mais dessa história que organizamos a exposição.”, resume a curadora Paloma Jorge Amado.
Atividades complementares
A programação de “Amados – Zélia & Jorge” inclui uma série de atividades gratuitas, presenciais e online, que ampliam o diálogo entre o público e o universo dos escritores.
Em janeiro e fevereiro, acontece o AMADO Clube, um clube de leitura online que propõe uma imersão afetiva e literária nas obras do casal. Os encontros serão mediados por Maria João Amado, neta dos escritores e coordenadora de comunicação da Casa do Rio Vermelho, e contemplam os livros Toda Saudade do Mundo (15/01) e Navegação de Cabotagem (05/02).
Exposição Amados – Zélia & Jorge
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Abertura: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 15h
Imagens: Lars Erick
Você também pode gostar
Após sucesso de Fogo & Gasolina, Ávine Vinny lança “Eita Saudade”, primeiro single de 2026
Livro “É mais que futebol! Jardim Pinheiro Futebol Clube” será lançado em Poá com sarau cultural
Alunos das oficinas do Ponto de Cultura Opereta se apresentam neste domingo