Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Médica do Imot faz alerta sobre relação entre sobrepeso das crianças e doenças futuras

Segundo a pediatra e nutróloga Paloma Secomandi, com as férias escolares chegando os pais e responsáveis devem ficar atentos com os hábitos alimentares das famílias e incentivar a atividade física

As férias escolares chegaram e muitas famílias brasileiras costumam mudar a rotina nesse período. A médica pediatra e nutróloga do Imot de Mogi das Cruzes, Paloma Secomandi, reforça a necessidade de promoção de hábitos saudáveis, em especial quanto à alimentação das crianças. Nos últimos anos, o número de casos de obesidade infantil sofreu aumento significativo. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2024, a estimativa é de que até 2035 metade das crianças brasileiras terão sobrepeso e, com ele, risco de desenvolver várias doenças.

Ainda segundo este levantamento, entre as consequências da obesidade estão pressão arterial elevada, hiperglicemia e colesterol HDL baixo. De acordo com a pediatra, que atua no Imot Care, clínica no Imot que oferece cuidados inter e multidisciplinares, é notório o aumento de crianças com sobrepeso nos consultórios:

“Os pais precisam estar atentos aos sinais e levar a criança para uma consulta médica para que seja verificada a curva de crescimento e o Índice de Massa Corpórea (IMC)”, cita a médica.

Segundo Paloma, há condutas que podem começar desde a introdução alimentar. Entre elas, não adicionar sal na alimentação dos bebês até um ano de idade e açúcar até dois anos:

“Ao adicionar sal desde muito cedo, há maiores chances desta criança desenvolver hipertensão no futuro, quando for mais velha. Já o açúcar contribui para que seja construído um paladar mais adocicado e pode ter também consequências quando na idade adulta”, explica.

Entretanto, para além do olhar sobre a criança, é preciso que a família, como um todo, também tenha hábitos saudáveis. Isso vai desde a alimentação até a prática de atividades físicas. No período de férias escolares é preciso redobrar a atenção para evitar muita exposição às telas e maior ingestão de alimentos.

“Repetir a refeição, comer dois pães, salgadinhos, bolachas recheadas, esses são alguns hábitos da família. E os filhos espelham os pais. Então, o ideal é uma mudança de padrão que envolva a todos”, apontou a médica.

O sobrepeso afeta não somente a saúde física, mas também a psicológica. Na fase da adolescência, tende a interferir na percepção que se tem da sua própria imagem e afetar o convívio social, depressão e até casos de bullying. A prevenção, portanto, deve começar cedo, para a qualidade de vida como um todo.

Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.