A Costa do Descobrimento reafirma seu papel de destaque no cenário gourmet do Brasil com o lançamento da 3ª edição do Festival Gastronômico Temperos de Cabrália. Aberto no dia 21 de novembro e com programação também no dia 30, o evento mergulha na temática “Herança Indígena”, prestando uma vibrante homenagem à culinária dos povos originários e, em especial, à forte presença da gastronomia Pataxó na identidade local.
Mais do que uma celebração culinária, o festival consolida-se como um poderoso motor de desenvolvimento regional, valorizando a cadeia produtiva local, a agricultura familiar e a rica culinária baiana, um patrimônio imaterial marcado pela miscigenação de sabores.
Pilar da identidade local
Santa Cruz Cabrália, local de grande importância histórica e cultural, onde a presença Pataxó é marcante, coloca em evidência os saberes ancestrais. A culinária indígena, um pilar da identidade local, é intrinsecamente ligada ao território e à natureza, caracterizando-se pela utilização de ingredientes frescos, sazonais e técnicas de preparo simples que realçam o sabor natural de insumos como mandioca, peixe, mariscos, milho e batata-doce.
A escolha da temática “Herança Indígena” é um convite para chefs, cozinheiros e o público valorizarem as histórias milenares que moldaram a gastronomia da região. Mais de 20 empreendimentos gastronômicos em diversas localidades, incluindo sede, Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú, criaram cardápios exclusivos que prometem uma imersão sensorial combinando tradição, criatividade e sustentabilidade.
Economia e cultura
O Prefeito Girlei Lage celebrou o impacto do festival na cidade. “Temperos de Cabrália está unindo o povo nativo e o turista. É a economia sendo movimentada, é a cidade de portas abertas. Cabrália hoje é a capital dos eventos gostosos e atraentes”, afirmou o prefeito, destacando a expansão da agenda cultural do município.
Além da oferta de pratos nos restaurantes, a Praça Pedro Álvares Cabral recebeu a Cozinha Show com chefs convidados, a Mostra Criativa, apresentações musicais, estandes de produtores locais e uma exposição de artesanato indígena, complementando a experiência gastronômica com a riqueza cultural da região.
O evento, realizado pela Abrasel com apoio institucional do SEBRAE e do SENAC, e patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Vila Camarão e Vertrau, também prioriza ações de sustentabilidade, reforçando o compromisso com a redução de resíduos e o incentivo à reciclagem.
Você também pode gostar
Movimento Regenere-se reforça importância da saúde mental e do bem-estar
Bioclin reforça a importância do diagnóstico precoce no Dia Mundial de Combate à AIDS
SPORTECH lança no Brasil a Coleção Mountain Bike 2026 da Leatt, com destaque para novas jaquetas e óculos de ciclismo