Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Movimento Regenere-se reforça importância da saúde mental e do bem-estar

Os valores arrecadados no evento serão destinados aos Institutos C e Reciclar, reforçando o caráter social da iniciativa da Midori coLAB.
“Regenerar também é olhar para dentro. É cuidar da mente, reconhecer vulnerabilidades e transformar desafios em oportunidades de crescimento pessoal”. A afirmação é de Mariana Nagata, fundadora da Midori coLAB e idealizadora do movimento Regenere-se, que chegou à segunda edição, em São Paulo. A proposta é convidar pessoas e empresas a pensar o autocuidado como um caminho para regenerar o mundo, não apenas de forma individual, mas coletiva, criando impacto positivo real para pessoas e para o planeta.
“Nossa proposta envolve o autocuidado como forma de regenerar o mundo. Ele foi pensado para falar do corpo, mente e espírito, uma trilogia que caminha junta. Quando enxergamos esses pilares de forma integrada, conseguimos nos fortalecer e realizar transformações grandiosas”, explica Mariana Nagata. “Falamos sobre como cuidar da mente pode melhorar o que já existe, tanto em nós quanto no outro”, complementa.
Dando continuidade às reflexões da primeira edição, dedicada ao corpo, o novo encontro envolveu temas voltados à saúde mental e ao bem-estar. A abertura teve prática de yoga conduzida pela professora Isabella Cinquetti, voltada para relaxamento, consciência corporal e respiração. Em seguida, as participantes foram recebidas com um café especial oferecido pela Quitanda Pinheiros, do Grupo Raízes Gastronomia com Consciência, criando um momento de conexão e troca.
Marilla Mesquita, diretora de Marketing da Mustela Brasil, diz que apoiar iniciativas como o Regenere-se está totalmente alinhado ao propósito da marca. “Temos o compromisso de nos tornar uma empresa regenerativa e gerar impacto positivo até 2040”, afirma.
Todos os valores arrecadados serão destinados aos Institutos C e Reciclar, reforçando o caráter social do movimento.
A programação seguiu com oficina de chás guiada por Ligia Aquino e Mayra Boaretto, fundadoras da Iamani, marca de chás orgânicos voltada ao cuidado feminino. Elas apresentaram os benefícios das infusões na rotina e mostraram como essa prática pode ser uma porta para a reconexão. A atividade incluiu meditação guiada e um momento sensorial com ervas.
Ligia Aquino destacou a importância de exercitar, diariamente, escolhas mais sustentáveis, pequenas ações que, somadas, ajudam a regenerar o mundo com responsabilidade.
“O ato de regenerar é coletivo. Todas as nossas escolhas impactam o outro. Regenerar-se é reconhecer a força da nossa própria natureza e transformar dificuldades em potência”, refletiu Mariana ao abrir a roda de conversa que encerrou o encontro. O diálogo trouxe relatos profundos sobre o impacto das emoções nas decisões e os desafios de manter a mente equilibrada frente a sentimentos como o luto.
A psicóloga e arte-terapeuta Marcela da Costa participou da discussão e reforçou como a arte pode ser um canal transformador, uma forma de expressão capaz de converter sofrimento em força criativa.

O evento teve patrocínio de Iamani, Quitanda Pinheiros, Mustela, Yogini, Bella Cinquetti, Positiv.a e Amai e apoio de The Future of Belonging (FOB), Instituto C, Instituto Reciclar e Mamina Café.
O Renegere-se é uma trilogia. A próxima edição será dedicada ao espírito, destacando que este pilar também precisa de cuidado para sustentar uma vida mais consciente e verdadeiramente regenerativa.