Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Tradição e encanto marcam a abertura da Orquídea Fest Poá 2025

Evento foi aberto pelo prefeito Saulo Souza ao lado da primeira-dama Flavia Souza, reunindo autoridades e a população poaense na Praça de Eventos; edição da festa tem a Holanda como tema

A Orquídea Fest Poá 2025 foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (23) pelo prefeito Saulo Souza e pela primeira-dama Flavia Souza em uma cerimônia marcada por emoção, cores e música. O evento, que ocorre até domingo (26) na Praça de Eventos, celebra a beleza das flores, a cultura local e a retomada de uma das festas mais tradicionais da cidade. Neste ano, o tema escolhido foi a Holanda, país conhecido por sua ligação histórica com Poá.

Com a apresentação oficial da Miss Orquídea 2025, Beatriz Suyama, acompanhada da 1ª princesa Gabrielly Lins, 2ª princesa Gabriela Moreau e 3ª princesa Tábata Freitas, a abertura da festa encantou o público presente e chamou a atenção pela decoração seguindo a cultura holandesa, composta por grande moinho e uma vila típica.

O espaço da festa está aberto diariamente das 10h às 18h, com exposição e venda de orquídeas, praça de alimentação, barraca do Fundo Social, feira de artesanato, ambientes instagramáveis e a tradicional feira da indústria e comércio, que valoriza o empreendedorismo local. Os shows terã o início às 19 horas (veja abaixo).

Resgate da tradição
Durante seu discurso, o prefeito Saulo Souza destacou a importância da retomada da festa e o papel do evento como símbolo de orgulho para os moradores. “A Orquídea Fest Poá 2025 abre suas portas para receber toda a população poaense e da nossa região. Esse será um dos grandes eventos que a nossa cidade já teve. É o resgate da nossa tradição, da celebração da beleza das orquídeas e, principalmente, do orgulho de ser poaense”, afirmou.

O prefeito também revelou que o tema internacional será uma marca registrada da festa. “Iniciamos com o tema Holanda e, a cada ano, homenagearemos um país com vínculos e amizade com a nossa cidade”, completou.

A primeira-dama Flavia Souza reforçou o sentimento de gratidão e emoção pela volta da celebração. “Tudo o que vocês estão vendo foi preparado com muito amor e carinho. Quero agradecer o decorador Paulinho e sua equipe, os orquidófilos que acreditaram na retomada da festa e os empresários da cidade que confiaram nesse projeto”, declarou.

O secretário de Cultura, Paulo Barbosa, celebrou a oportunidade de reunir a população em um evento de grande porte. “É uma felicidade imensa receber todos os visitantes para essa retomada. A festa foi pensada com muito carinho, para valorizar nossa cultura e nossos artistas”, disse.

Já a secretária de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Jeruza Reis, destacou o papel econômico da festa. “É uma alegria ver a Orquídea Fest de volta, dando espaço para mostrar a força do nosso empreendedor e dos comerciantes poaenses”, afirmou.

A secretária de Turismo, Débora de Lucrezio, reforçou o papel da festa na promoção do artesanato local. “Cada peça vendida aqui representa o talento e o esforço de nossos artesãos. É um orgulho ver o artesanato poaense sendo valorizado”, disse.

A cerimônia de abertura contou com a presença de vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Lucas Ferrari, de secretários municipais, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Arujá, Clau Camargo, e de autoridades da cidade e da região.

Shows
Com uma programação que agrada a diferentes públicos, a Orquídea Fest Poá 2025 traz grandes nomes da música nacional. Os shows principais serão de Bruna Karla nesta quinta-feira (23), Simone Mendes (24/10), Alok (25/10) e Péricles (26/10), com entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível no momento da entrada do show. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no site www.poaorquideafest.com.br, que também oferece a compra de camarotes e área VIP.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade de Poá. Para cada dia de show, foi definido um item específico: macarrão (quinta-feira), arroz (sexta-feira), feijão (sábado) e leite (domingo). A festa ainda contará com um show infantil da Patrulha Canina, no domingo (26), às 16 horas.

Foto: Nivaldo Alves