Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Fanfarra de Veteranos do Edir: um resgate histórico

Um desfile cívico foi a principal atração das comemorações do 72⁰ aniversário de Ferraz de Vasconcelos nesta terça, 14 de outubro. Entidades, escolas, forças policiais e serviços públicos desfilaram para o público presente na Avenida Brasil e autoridades no palanque da Praça da Independência durante toda a manhã.
Prestigiando o evento, desfilou a Fanfarra Veteranos do Edir, formada por ex-alunos da antiga fanfarra da escola estadual Edir do Couto Rosa, que marcou época nas décadas de 60, 70 e 80 por ser considerada uma das melhores do Alto Tietê, conquistando muitos prêmios.
Por anos, a fanfarra esteve relegada ao esquecimento, até que em 2021, a ex-aluna e integrante da fanfarra original, Ezilda Aspásio, teve por sonho resgatar a querida fanfarra e criou o Projeto Veteranos do Edir. “Foi apenas por amor à fanfarra”, disse Ezilda, e, sozinha, começou a entrar em contatos com os antigos colegas, quando os ensaios foram iniciados.
Aos poucos, os ex-integrantes começaram a recriar a histórica fanfarra. Ezilda providenciou instrumentos e uniformes e conseguiu da Prefeitura de Ferraz a cessão de um espaço no Centro de Artes e Cultura para ensaios semanais, com supervisão do maestro José Aparecido Guilherme.
No ano passado, o sonho se tornou realidade quando a Fanfarra de Veteranos fez sua estreia no desfile de aniversário de Ferraz. Pela excelência de sua apresentação, foi novamente convidada a desfilar neste ano, com seu belo uniforme e qualidade técnica na execução musical, tocando Companheiros Unidos, Parabéns a Você, Cisne Branco e Infantaria. A Fanfarra de Veteranos contou com a participação dos jovens da Guarda-Mirim de Suzano nos instrumentos de sopro.
Além da apresentação técnica, a Fanfarra de Veteranos se destaca por seu aspecto histórico. Ao resgatar uma fanfarra, Ezilda e os ex-alunos do Edir, também resgataram uma página da história de Ferraz de Vasconcelos. Para quem viveu nas décadas do passado, a apresentação dos Veteranos foi uma volta no tempo. Para a atual geração, a chance de ver como os antigos jovens, hoje senhores e senhoras de 60 até 90 anos, defenderam Ferraz de Vasconcelos, mantendo até hoje o domínio da qualidade musical de uma fanfarra clássica.
Segundo Ezilda Aspásio, a fanfarra voltou para ficar e ela está aberta a convites para desfiles em outras cidades. Compõem a Fanfarra de Veteranos Ezilda, Ranalli, Sérgio, Antônio, Torello, Tadeu, Rafael, Aéssio, Laerte, Cordeiro, Francisco, Mathias, Edson, Chris, Luiz, Thiago, Marcus, Henrique, Fermin, Josué Izaq, Gustavo, Josué, Sueli, Sônia e maestro José Aparecido. A Comissão de Frente foi formada por Adriana, Débora, Natália, Vera, Vera Ulhoa, Linda e o menino Davi.

Fanfarra Veteranos do Edir: Josué, Ezilda, Ranalli, Sérgio, Antonio, José Aparecido, Sueli, Tadeu, Rafael, Aéssio, Laerte, Cordeiro, Francisco, Mathias, Edson, Luiz, Thiago, Marcus, Henrique, Josué Izak, Gustavo, Gian e o menino Davi.