SP fechou o mês de setembro com 16 milhões de veículos regularizados, 3,85% a mais em relação ao mesmo período de 2024
Já está valendo o período oficial para o licenciamento dos veículos de placa com final 7 e 8 no estado de São Paulo. O prazo para essa parcela da frota vai até o final de outubro. Em novembro, será a vez dos veículos de placa com final 9, e, dezembro, final zero (confira o calendário abaixo).
Muitos já regularizaram a situação neste ano. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), 16 milhões de veículos registrados no estado de São Paulo tiveram seu licenciamento acertado até o final de setembro, 3,85% a mais que os 15,4 milhões do mesmo período do ano passado.
A taxa deste ano é de R$ 167,74, e deve ser paga no portal do Detran-SP ou em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.
Licenciamento: como fazer
Para licenciar um veículo registrado em São Paulo, é preciso antes quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito. Na operação do licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e então efetuar o pagamento da taxa. Após o pagamento, o condutor deve baixar ou imprimir em papel sulfite comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser salvo no celular ou guardado em formato de papel.
Recolhimento do veículo
O licenciamento é obrigatório, já que é um meio de o Detran-SP ter visibilidade e controle da frota de veículos em circulação no estado. Sua pendência pode levar ao recolhimento do veículo, que, uma vez fiscalizado, será retirado das ruas e levado a um pátio credenciado. Em 2024, a condução de veículo não licenciado foi a segunda maior causa de multa de trânsito no estado. A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, além da remoção do veículo.
Em caso de recolhimento, a liberação do veículo pode ser feita de maneira imediata, em poucos minutos, a partir da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), novo serviço online disponível no site oficial do Detran-SP. Com o LIVE, o cidadão solicita a liberação assim que o veículo chega ao pátio, tendo no celular o ofício de liberação digital, expedido pelo Detran-SP, desde que, é claro, quite os valores em aberto, como o da estadia no pátio e o do licenciamento.
Confira, abaixo, o calendário oficial do licenciamento 2025 em São Paulo:
Julho: placas com finais 1 e 2
Agosto: placas com finais 3 e 4
Setembro: placas com finais 5 e 6
Outubro: placas com finais 7 e 8
Novembro: placas com final 9
Dezembro: placas com final 0
Calendário para caminhões e caminhões-tratores:
Placas com finais 1 e 2: setembro
Placas com finais 3, 4 e 5: outubro
Placas com finais 6, 7 e 8: novembro
Placas com finais 9 e 0: dezembro
Você também pode gostar
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)
Quatro em cada 10 médicos egressos de escolas privadas são mal formados