Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

A inutilidade das Secons

Entre as secretarias existentes numa prefeitura, sempre há uma Secretaria de Comunicação, conhecida por Secom, que tem por função levar ao conhecimento da população o trabalho desenvolvido pela administração. Nas Câmaras de Vereadores, embora não seja uma Secom, geralmente também há uma assessoria de imprensa.
Para fazer seu trabalho, a Secom mantém um estreito contato com os órgãos de imprensa, repassando a eles todas as informações sobre as ações das demais secretarias. Ocorre que a maioria das Secons do Alto Tietê não está cumprindo sua função. Apenas as Secons de Itaquaquecetuba e Poá, além da Câmara de Suzano, enviam releases aos jornais.
As demais não mandam nada, com destaque para Suzano, que possui um secretário revanchista desde a época do ex-prefeito. As prefeituras de Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes não enviam material assim como suas Câmaras, além da Câmara poaense.
Com isso, pode-se questionar o porquê de se gastar tanto dinheiro público com Secons se elas não exercem sua função. São secretarias caras, cheias de funcionários e equipamentos, mas sem produção que justifique todo o dinheiro investido. É hora das administrações repensarem suas Secons, que estão se tornando departamentos desnecessários, inúteis.