Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Dia Mundial do Turismo: descubra o que São Paulo tem de melhor

Para cada letra de “São Paulo”, uma experiência inesquecível pelo estado. A Setur-SP listou oito delas para celebrar a data

No Dia Mundial do Turismo, comemorado neste sábado, 27, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) convida moradores e visitantes a descobrirem a grandiosidade e a diversidade do turismo paulista. Para celebrar a data, nada melhor do que explorar o que há de imperdível em nosso estado. E, para isso, usamos a própria palavra São Paulo como guia de experiências inesquecíveis.

Cada letra representa uma vivência única, que mostra por que o estado é um dos destinos mais completos do Brasil. “São Paulo é um estado que oferece experiências para todos os estilos de viajantes. Temos natureza preservada, centros urbanos vibrantes, patrimônio histórico e uma gastronomia premiada. Neste Dia Mundial do Turismo, queremos lembrar que o turismo é também um vetor de desenvolvimento regional, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O convite é simples: descubra (ou redescubra) São Paulo. Siga a trilha das letras e monte seu próprio roteiro. Afinal, poucas palavras reúnem tantas experiências quanto São Paulo, um estado onde cada canto guarda uma surpresa.

S – Subir à Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí

No coração da Serra da Mantiqueira, e com vista de tirar o fôlego, a primeira dica é subir à Pedra do Baú. Além dessa experiência, é possível fazer a Trilha do Bauzinho, contemplar os mirantes Belvedere do Serrano e Cruzeiro, ou ainda tomar banho nas águas da Cachoeira dos Amores.

A estância turística de São Bento do Sapucaí também é conhecida por suas capelas e pelo bairro do Quilombo, repleto de ateliês de artesanato. Para os apreciadores de vinho e azeite, não faltam opções.

A – Aproveitar Apiaí e se aventurar no PETAR

No Vale do Ribeira, Apiaí é um dos acessos ao PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), famoso por suas cavernas milenares, trilhas e cachoeiras. Outra opção é percorrer o Rastro da Serpente sobre duas rodas — um dos trajetos mais procurados por motociclistas no Brasil. Não por acaso, o circuito está no recém-lançado Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo, publicação inédita da Setur-SP que reúne 118 atrativos e serviços em 57 cidades paulistas.

O – Observar aves no Parque Intervales

O Parque Intervales é um paraíso para os observadores de aves. São mais de 350 espécies catalogadas em um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país. Viver essa experiência é uma oportunidade de conexão com a natureza e de momentos de tranquilidade.

P – Provar a paella da montanha ou passear de barco no rio Tietê

Seja saboreando a famosa paella da montanha no Horto Florestal de Campos do Jordão ou navegando pelas águas do rio Tietê, em Sabino, são experiências gastronômicas e náuticas inesquecíveis para se viver.

A – Andar de bonde em Santos

Um atrativo que proporciona uma verdadeira viagem no tempo pelos pontos de interesse cultural e histórico da estância turística de Santos. O passeio parte da Estação do Valongo a bordo de seis composições temáticas.

U – Unir saúde e bem-estar nas águas de Ibirá

O estado de São Paulo também se destaca pelos atrativos ligados às propriedades terapêuticas. A estância turística de Ibirá, conhecida como Capital da Saúde, é um desses destinos ideais para relaxar e usufruir das águas minerais e terapêuticas. Por lá, também é possível conhecer rotas rurais e religiosas.

L – Levar a família ao Simba Safari

Anote aí, porque esta experiência é animal — trocadilho à parte. Na capital paulista, o Simba Safari está de volta. O programa é para toda a família: é possível observar hipopótamos, zebras, leões, girafas e diversos outros animais. A programação e os ingressos estão disponíveis no site oficial.

O – Observar as Três Pedras da Cuesta de Botucatu

Para fechar as indicações, mais uma experiência de observação. A 860 metros de altitude, do alto da Pedra do Índio, em Botucatu, os visitantes se impressionam com a vista panorâmica da região. A Cuesta ainda oferece passeios a cavalo e de quadriciclo, promovendo contato direto com a natureza e com o turismo rural.