Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Espetáculo internacional de dança é destaque na 28ª edição do Cultura Inglesa Festival

Dandismo, criado originalmente por Ziza Patrick — artista interdisciplinar e coreógrafo nascido em Ruanda e radicado no Reino Unido — ganha uma nova versão em colaboração com o coreógrafo e arte-educador brasileiro Ricardo Januário

Em uma parceria inédita com a 14ª Bienal Sesc de Dança, a 28ª edição do Cultura Inglesa Festival apresenta o espetáculo Dandismo, que transforma moda e estilo em formas de resistência, por meio da dança, da música e do teatro. A montagem conta com apresentações gratuitas na capital paulista: Sesc Carmo (Sexta-feira, 3 de outubro, às 14h), Sesc Itaquera (Sábado, 4 de outubro, 16h) e Sesc Campo Limpo (Domingo, 5 de outubro, às 16h).

Criado originalmente por Ziza Patrick — artista interdisciplinar e coreógrafo nascido em Ruanda e radicado no Reino Unido — o trabalho ganhou uma nova versão em colaboração com o coreógrafo e arte-educador brasileiro Ricardo Januário.

O espetáculo é fruto de uma parceria entre o SESC e o Cultura Inglesa Festival, e conta com a participação de 20 performers brasileiros, selecionados por meio de convocatória pública. Os performers participaram de uma residência artística com os dois coreógrafos, para a criação da encenação inédita, que incorpora aspectos estético-políticos do contexto brasileiro, além de contemplar as singularidades e contribuições de cada participante.

Inspirado em um movimento de resistência surgido no período colonial congolês, o espetáculo apresenta um manifesto sobre identidade, ancestralidade e empoderamento. O ponto de partida é La Sape (acrônimo para Sociedade dos Ambientadores e de Pessoas Elegantes), que transformou a moda em afirmação pela liberdade. A cultura desses sapeurs e sapeuses, como são chamados seus membros, apropriou-se do vestuário de dândis europeus para criar um estilo próprio e extravagante, que incentiva as expressões individuais.

Em cena, um grupo de performers-sapeurs se alterna em coreografias, falas e interações com a plateia, realçando suas singularidades. Nesse cortejo, artistas desafiam normas de gênero e abrem espaço para a alegria e a resistência.

“A coreografia nasceu de uma fusão entre memórias pessoais, observação cultural e pesquisa crítica. Eu cresci em Ruanda e fui muito influenciado pelos homens de roupas lindas que via passear por um bairro de população congolesa em Kigali. Suas cores ousadas, seu andar confiante e sua presença performática formaram minhas primeiras impressões e se tornaram a base do vocabulário visual e de movimentos da peça. A maneira como eles se apresentam é inerentemente performática e coreográfica”, ressalta Ziza Patrick.

Reunindo diferentes linguagens como música, dança, teatro e cinema, a 28ª edição do Cultura Inglesa Festival se espalha pela cidade de 2 a 12 de outubro em diversos espaços como Casa Natura, Cinemateca Brasileira, Centro Brasileiro Britânico (CBB), Parque do Ibirapuera e numa parceria inédita com a Bienal Sesc de Dança, no Sesc Campinas e em três Unidades do Sesc na Capital. O público também pode conferir uma programação digital com atrações on demand na plataforma www.culturainglesafestival.com.br que envolvem o 2ª Artes Digitais Cultura DEF (Projetos artísticos inéditos protagonizados por pessoas com deficiência); curtas metragens dos classificados e vencedores do chamamento Curta CIF, e o Campeonato de Slam com coordenação do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Serviço:

28ª EDIÇÃO DO CULTURA INGLESA FESTIVAL

De 2 a 12 de outubro de 2025

Informações: https://www.culturainglesafestival.com.br/

Instagram @culturainglesafestival

DANÇA

Dandismo – Com Ziza Patrick, Ricardo Januario e performers brasileiros

Sesc Carmo – 3 de outubro, sexta-feira, às 14h

Sesc Itaquera – 4 de outubro, sábado, às 16h

Sesc Campo Limpo, 5 de outubro, domingo, às 16h

Grátis.