Mais de 50% das interações já são automatizadas; índice de satisfação supera 4,7 estrelas
A Águia Branca Encomendas, empresa do Grupo Águia Branca e referência em transporte rodoviário de cargas fracionadas, registrou resultados expressivos no primeiro semestre de 2025 com a implantação de seu atendimento automatizado via WhatsApp, apoiado por Inteligência Artificial (IA). Atualmente, a tecnologia responde de forma autônoma por mais de 50% dos 5 mil atendimentos mensais realizados no canal, oferecendo rapidez, conveniência e altos índices de satisfação entre os clientes.
Com a aplicação da inteligência artificial, a Águia Branca Encomendas registrou crescimento de 40% na produtividade, já que metade dos atendimentos passou a ser solucionada pela tecnologia. Enquanto um estudo da OneMarketer aponta que a automação via WhatsApp pode acelerar o atendimento em até 30%, a empresa superou esse índice, reforçando a eficácia do investimento.
Os clientes também ganharam mais autonomia com o autoatendimento ágil, disponível em tempo integral. Outro diferencial é a consistência das respostas, que assegura maior precisão das informações e reduz falhas ao longo do processo de atendimento.
A solução reúne um bot conversacional de última geração com integração completa à plataforma de Gerenciamento de Transporte (TMS) da companhia e ao sistema de CRM (Customer Relationship Management). Pelo WhatsApp, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, os usuários podem solicitar cotações de frete, rastrear encomendas em tempo real, emitir boletos, agendar coletas e esclarecer dúvidas de forma imediata.
Segundo o gerente executivo da Águia Branca Encomendas, Michel Matos, o índice de satisfação dos usuários nos atendimentos via WhatsApp ultrapassa 4,7 estrelas (em uma escala de 0 a 5). “A chave não é apenas automatizar, mas fazê-lo de forma inteligente. A IA nos permite oferecer uma experiência mais orgânica e humanizada, compreendendo as nuances da linguagem e fornecendo respostas rápidas e precisas, mesmo em fluxos automatizados”, afirma.
Além de aprimorar a experiência do cliente, a automação libera as equipes internas de tarefas repetitivas e possibilita que o time de agências e pré-venda concentre esforços em atividades de relacionamento. “Ao automatizar processos, abrimos espaço para que nossa equipe agregue ainda mais valor ao atendimento. Essa inovação reflete nosso compromisso contínuo com eficiência e conveniência para o cliente”, acrescenta Marcos Reetz, gerente comercial da Águia Branca Encomendas.
Futuro do atendimento
Atualmente em operação nas principais filiais, a solução de IA será expandida para todas as agências próprias e credenciadas até o fim de 2026. A companhia ainda avalia o uso de análises preditivas para sugerir rotas mais eficientes, prever riscos de atraso e integrar múltiplos canais digitais sob uma única plataforma de atendimento baseada em IA.
Com metade das interações já conduzida por inteligência artificial, a Águia Branca Encomendas consolida um novo padrão no relacionamento com o cliente, unindo inovação, eficiência e conveniência.
Sobre a Águia Branca Encomendas
Com mais de 20 anos de experiência, a Águia Branca Encomendas é referência no transporte de mercadorias via bagageiro de ônibus, atendendo mais de 3.000 destinos em todo o Brasil. A empresa se destaca pela agilidade, segurança e compromisso com a qualidade, contando com mais de 720 viagens diárias e 200 agências em 18 estados e no Distrito Federal. Além disso, a empresa possui certificações da Anvisa e ISO, o que garante o cumprimento dos mais altos padrões de qualidade no transporte de cargas. Em um momento no qual o mercado exige cada vez mais soluções logísticas rápidas e econômicas, a Águia Branca Encomendas se posiciona como uma parceira estratégica para empresas que buscam eficiência, segurança e flexibilidade nos seus processos de transporte.

Você também pode gostar
São Paulo Boat Show 2025 começa esta semana com expectativa de uma edição histórica
Entre memória e celebração, Sementeia chega ao fim de semana em Suzano
As condenações e incertezas do golpe e das reações