Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Escolas municipais de Poá recebem prêmio de excelência educacional por avanços na alfabetização

EMEBs do município foram premiadas pelo programa Alfabetiza Juntos SP e receberam incentivo financeiro para aplicação em projeto pedagógicos

Em reconhecimento ao avanço nos índices de alfabetização e à melhoria da qualidade do ensino, quatro escolas municipais de Poá receberam o Prêmio Excelência Educacional do Governo do Estado. A homenagem foi entregue na tarde da última sexta-feira (5), durante cerimônia realizada no auditório da Diretoria de Ensino Regional, em Itaquaquecetuba. As unidades premiadas foram as EMEBs Heitor Gloeden, Roberto Elias Xidieh, Professora Carolina Ribeiro e Professora Walkiria Janoni Vieira.

O prêmio integra o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa da Secretaria Estadual da Educação em parceria com os municípios, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Os resultados são medidos pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp) e pelo Índice de Excelência Educacional (IEE), que considera não apenas o desempenho, mas também fatores como vulnerabilidade social e evolução de cada escola.

Além do reconhecimento simbólico, as escolas contempladas receberam placas de honra ao mérito e um incentivo financeiro de R$ 100 por aluno matriculado, que pode ser aplicado em projetos pedagógicos, capacitação de professores e melhorias na infraestrutura escolar.

O evento reuniu autoridades do setor, como o secretário municipal de Educação, Diego Moreira, a dirigente regional de ensino, Viviane Araújo de Melo, o líder regional da Secretaria da Educação do Estado, Sandro Roberto da Silva, a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Alto Tietê, Daniela David Carvalho, e o articulador municipal de Educação, Samuel Moreira Barbosa.

Durante a cerimônia, Diego Moreira enfatizou a importância do trabalho realizado em sala de aula. “Quero parabenizar todas as escolas vencedoras. Além da criança, o principal homenageado é o professor, que está ali diariamente alfabetizando, cuidando das crianças com muito afinco e profissionalismo. Esse trabalho no cotidiano da escola é o que transforma a vida dos alunos e garante cidadania e pertencimento. Tenho certeza que esse é só o começo e no próximo ano teremos mais escolas da nossa cidade recebendo o prêmio”, afirmou.

Já a dirigente regional de ensino, Viviane Araújo, destacou o orgulho de ver a educação de Poá avançando. “Parabenizo toda a equipe educacional por essa conquista, fruto da parceria entre o município e o Estado. Como ex-aluna da escola pública, reconheço a importância dos professores na minha trajetória até a direção de ensino. Admiro o trabalho do secretário Diego Moreira e do prefeito Saulo Souza, que fortalecem nossas escolas, e tenho certeza de que a Educação de Poá seguirá cada vez mais valorizada”, disse.

A professora Adriana Nhãm, falou em nome dos premiados no evento e ressaltou que o resultado só é possível com a união entre escola, família e comunidade. “Alfabetizar não é apenas um discurso de letras, mas respeitar a vivência de cada um. A parceria é o que faz o sucesso. Nós recebemos seres humanos em sala de aula e temos a responsabilidade de conduzi-los. Essa palavra conduzir é muito potente para nossa prática e nossa responsabilidade em relação a cada um que recebemos desde o primeiro dia de aula “, afirmou.

O prefeito Saulo Souza também comemorou a conquista e ressaltou a importância do reconhecimento estadual às escolas municipais, especialmente no Dia Mundial da Alfabetização, comemorado nesta segunda-feira (08/09). “Esse prêmio é motivo de muito orgulho para nossa cidade e um reflexo do compromisso de todos os profissionais da educação que, com dedicação e amor, têm transformado a vida dos nossos alunos. Ver quatro escolas de Poá sendo homenageadas pelo Governo do Estado é a prova de que estamos no caminho certo, investindo em uma educação de qualidade, que garante futuro e oportunidade para nossas crianças”, afirmou.

Apresentações culturais

A entrega do prêmio contou também com apresentações culturais de estudantes. A Orquestra da Escola Estadual Maria Aparecida Ferreira, de Poá, abriu a cerimônia. Alunos da E.E Roque Barbosa de Miranda, de Itaquaquecetuba, apresentaram a leitura teatral “Ler é aprimorar saberes”, inspirada na personagem Emília, de Monteiro Lobato, enquanto estudantes da E.E. Ervin Horvath, também de Itaquá, recitaram o poema “Quando eu era pequenino”, de Sérgio Capparelli.

Foto: Nivaldo Alves