** A programação reúne estreias e filmes inéditos no Brasil, indicados a prêmios como Oscar e Goya, e exibidos em alguns dos principais festivais do mundo, como Rotterdam, Sitges, PÖFF, Annecy, Gotemburgo, Fantasia e Bellaria.
**Presença confirmada do diretor equatoriano Javier Cutrona de “Alucina”, e dos brasileiros Cadu Rosenfeld de “Ogiva, O Mundo Não É Mais Como Antes”, Gabriel França e Cd Vallada, de “Consequências Paralelas”, filme com Camila Morgado, e também do ator Vinícius de Oliveira
** “Warden”, longa canadense inédito no Brasil, abre o evento no dia 02 de setembro, com a presença do diretor Marcus Alqueres
**Premiére mundial de “Quando o Sangue Flui”, de Cainã De Paulo, Pedro Valle
** Na mostra de curtas-metragens, produções com grandes nomes do cinema nacional, como Betty Faria, Marcélia Cartaxo, Du Moscovis, Zezita Matos, Erom Cordeiro, Gilda Nomacce, Nicole Cordery e Márcio Rosario, entre outros.
**De 02 a 14 de Setembro no Centro Cultural São Paulo e na plataforma DarkFlix
** link com fotos: AQUI
A 16ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece de 2 a 14 de setembro e apresenta uma seleção de 110 filmes de 27 países, organizados em 30 sessões, que acontecem no CCSP (Centro Cultural São Paulo), e com um recorte da programação online, para todo Brasil, através da plataforma DarkFlix.
A programação reúne longas e curtas-metragem, em sua maioria inéditos no Brasil, indicados a prêmios como o Goya e o Oscar, e exibidos em alguns dos mais prestigiados festivais do mundo, incluindo Rotterdam, Sitges, PÖFF, Annecy, Gotemburgo, Fantasia e Bellaria.
Os filmes que integram a Mostra Competitiva de Longas e de Curtas-Metragens trazem temas que convidam o público a explorar os limites do imaginário, revelando como o fantástico se insere nas narrativas do cotidiano — seja pela força da ficção científica, a tensão do horror ou a delicadeza da fantasia.
Para o diretor do festival, Eduardo Santana, “o festival se transforma em mais do que uma vitrine de filmes — torna-se um portal para outros mundos, espelhos distorcidos da nossa realidade e laboratórios para experimentar o impossível. O Cinefantasy, em sua 16ª edição, é exatamente isso: um território onde monstros, heróis, sonhos e pesadelos se encontram para provocar, encantar e inquietar. Mais do que exibir filmes, o Cinefantasy reafirma seu papel como espaço de celebração da diversidade e da potência criativa do cinema fantástico”.
Sessão de Abertura
A sessão de abertura acontece em 2 de setembro, às 19h, no CCSP, com a première latino-americana de Warden, do brasileiro Marcus Alqueres, que estará presente na sessão. Com roteiro de Jeff Juhasz, a produção canadense traz no elenco nomes como Giovanni de Lorenzi, Alli Willow, Antonio Saboia e Bukassa Kabengele. O filme acompanha a jornada de um jovem com poderes misteriosos que decide salvar sua cidade, afetando profundamente todos ao seu redor — de jornalistas a políticos. Filmado em locações reais em São Paulo, Warden propõe um olhar brasileiro sobre o surgimento do primeiro super-herói do mundo. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos acontecem com 1 hora antes do início da sessão.
Programação
Na programação de longas, o festival apresenta em première mundial o brasileiro Quando o Sangue Flui, de Cainã De Paulo e Pedro Valle, que mistura vampirismo e antropofagia e conta com Alessandra Alves, Aramis Trindade, Marina Lessa Trindade e Kauã Rodriguez. Ainda entre os brasileiros merecem destaque Consequências Paralelas dirigido por Gabriel França e CD Vallada, com Camila Morgado no elenco, a obra retrata a trajetória de Max que descobre uma máquina do tempo com consequências fatais; e Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso, de Cadu Rosenfeld, ficção pós-apocalíptica com Sara Antunes e Fernando Caruso.
Longas internacionais inéditos também fazem sua estreia no festival como o equatoriano Alucina, dirigido por Javier Cutrona, que estará presente na sessão, o filme acompanha Camila, uma jovem com amnésia que se refugia em um mundo imaginário sueco Que Você Viva, de Malin Dahl, drama de horror sobre amor e decadência, o porto-riquenho Era Uma Vez no Caribe, de Ray Figueroa, traz uma coreografia cinematográfica que homenageia o legado de Akira Kurosawa e Sergio Leone; o americano Hippo, de Mark H. Rapaport, uma tragicomédia sobre dois meio-irmãos em conflito; o marroquino Hotel da Paz, de Belmejdoub Jamal, que traz eventos paranormais após a descoberta de um objeto misterioso; o italiano Mycelia, de Alessandra Stefani, romance entre um caçador e uma criatura da floresta; o francês Venha o Teu Reino, de Mathias Averty, sobre um artista que se perde nas trilhas do ocultismo contemporâneo.
Ainda entre os internacionais completam a programação, o australiano Anoitecer – Uma Investigação Paranormal , de Myles Mcewen e Ripley Stevens, ambientado nos anos 1980, onde dois investigadores enfrentam uma força que distorce a realidade; o holandês Heresia de Didier Konings, sobre uma jovem dividida entre fé e forças sombrias; o belga Não Estamos Sozinhos , de Bruno Tracq, um thriller de vingança que se transforma em horror psicológico; o argentino Ninguém Vai Ouvir Você Gritar, de Mariano Cattaneo, suspense ambientado durante a Copa de 1990; o americano Sun, de Dominic Lahiff, um mergulho sombrio na mente de um dançarino; o japonês Transcendendo Dimensões, de Toshiaki Toyoda, onde feitiçaria, espiritualidade e ficção científica se encontram; e o mexicano Um Conto de Pescadores, de Edgar Nito Arreche, baseado em lendas locais.
Já entre os Curtas Metragens o Cinefantasy apresenta obras premiadas, a maioria inédita no circuito comercial, que se desdobram nas categorias temáticas: Afrofantástico, AI Fantástica, Animação Fantástica, Brasil Fantástico, Diretoras Fantásticas, España Fantástica, Estudantes, Fantasia Fantástica, Ficção Científica, França Fantástica, Horror e Queer Fantástico.
Entre os destaques, está o curta americano As Bestas, do diretor Michael Granberry, que integrou a equipe de Pinóquio de Guillermo del Toro, e que fez uma homenagem a um dos pioneiros da stop motion, Ladislas Starevich. O filme foi recentemente premiado no Festival de Annecy, onde conquistou o Prêmio do Júri.
Os Curtas nacionais trazem produções com grandes nomes do cinema nacional, como: Como Chorar Sem Derreter, protagonizado por Betty Faria, Umbilina e sua Grande Rival, de Marlom Meirelles, que traz Marcélia Cartaxo e Zezita Matos no elenco, Até o Caroço, de Thomas Canton, com Erom Cordeiro, Sem Fantasia de Pedro Murad, com Eduardo Moscovis e Marly Monteiro Klien, Encanto Quebrado, de Luan Filippo, com Gilda Nomacce, Bergamota, de Hsu Chien, com Marcio Rosário, entre outros.
A Cerimônia de Encerramento será realizada no dia 14 de setembro, às 18h, no CCSP, com a entrega do Troféu José Mojica Marins aos vencedores de cada categoria. Neste ano, o festival conta com um júri composto por 40 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros. Entre eles, estão o diretor Daniel Bandeira, do filme Propriedade; a diretora de animação Rosana Urbes, vencedora do prêmio Prix Alexeïeff-Parker na 49ª edição do Festival de Annecy com o filme Safo (2025); e a produtora canadense Frysha Boilard Ares.
O 16º CINEFANTASY é uma realização da Fly Cow Produções por meio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Apoio do Centro Cultural São Paulo, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de São Paulo, Darkflix, DOT, Ctav, Naymove, Black Mandala.
O CINEFANTASY é membro-fundador do FANTLATAM – Alianza Latinoamerica de Festivales de Cine Fantástico e Forum dos Festivais.
Mais informações e programação completa no site: www.cinefantasy.com.br
Serviço
16º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
De 02 a 14 de setembro
Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000
Entrada Gratuita
Online: www.darkflix.com.br
Nas redes sociais:
Site: cinefantasy.com.br
Instagram: @cinefantasyfestival
X : @CineFantasy) · X
Youtub: https://www.youtube.com/@CINEFANTASY

Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)