No novo episódio do podcast Conectados, especialistas compartilham experiências e orientações sobre como a convivência com cães pode transformar a vida de pessoas
O Brasil lidera o ranking da depressão na América Latina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 6% da população da região são afetados pelo problema. O que poucos sabem é que esse transtorno mental também pode impactar os animais. Esse é o tema do segundo episódio da terceira temporada do podcast Biolab Cast Conectados, no qual especialistas falam da relação entre humanos e animais, ressaltando o suporte emocional que esse vínculo pode oferecer. A iniciativa é promovida pela linha de Sistema Nervoso Central (SNC) da Biolab Farmacêutica, com o apoio da Avert®️ Biolab Saúde Animal, sua divisão de saúde animal.
O episódio é apresentado pelo dr. Luiz Dieckmann, médico-psiquiatra, e pela dra. Paula Dieckmann, especialista em neurologia, e foi gravado durante o Congresso Brain, evento para médicos que é referência na área de neurociência. Participaram também Luciana Athayde, empresária e tutora dos pets influenciadores do Sexteto 4 Patas, e o dr. Eduardo Gomes Bezerra, médico-veterinário especializado em cirurgia veterinária.
Os cães ajudam a transformar ambientes tensos em espaços mais leves e acolhedores. Luciana conta que a ideia de levar cachorros para apoiar pessoas surgiu na pandemia. “Fiquei pensando no que poderia fazer para ajudar as pessoas. Mesmo presa em casa, eu tinha alegria, porque tinha os cães. A presença desses animais em hospitais e lares de idosos faz toda a diferença para pacientes que convivem com transtornos psiquiátricos”.
No mundo animal, os cães também podem sofrer de depressão. Segundo o dr. Eduardo Gomes, eles têm condições genéticas semelhantes às dos humanos. “A perda de um ente familiar pode deixar o cão desorientado e gerar mudanças no comportamento, como diminuição do apetite, alterações no sono e atitudes que ele não tinha antes”. O médico ressalta que, assim como para os humanos, existem tratamentos para transtornos psiquiátricos em animais.
O debate também mostrou que cuidar da saúde mental do tutor é essencial, pois ela impacta diretamente o bem-estar do pet. A conexão com os cães vai muito além da companhia: eles se tornaram parte da família e oferecem benefícios significativos para a vida das pessoas. No entanto, essa troca só é plena quando acompanhada dos cuidados necessários para uma convivência segura e saudável, fortalecendo uma relação de apoio mútuo, em que tutor e animal cuidam um do outro.
Sobre a Biolab
Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Por isso, a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde.
Com quase 4.000 colaboradores e uma das maiores Forças de Vendas do país, a empresa se destaca entre as maiores farmacêuticas brasileiras. Em 2025, foi reconhecida no LinkedIn Top Companies como uma das 15 melhores do Brasil para se trabalhar, avaliada em critérios como oportunidades de crescimento, desenvolvimento de competências, diversidade e estabilidade.
A Biolab atua em diversas especialidades, como: dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio de mais de 500 produtos.
Você também pode gostar
16ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico apresenta 110 filmes de 27 países| Entrada Gratuita
Na 48ª Expointer, Vetnil reafirma compromisso com a saúde e performance de equinos nas grandes finais do Cavalo Crioulo
Com o apoio da marca Report, Suzano Vôlei enfrenta Atibaia nesta sexta-feira na nova temporada do Campeonato Paulista