Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Visita a Paulínia

Na semana passada, precisamente na sexta-feira, 15 de agosto, o jornalista Aéssio Ramos Pinto e seu amigo Júnior estiveram visitando a pujante cidade de Paulínia, município localizado no interior do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas. A cidade é mundialmente conhecida por abrigar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina e a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior refinaria de petróleo da Petrobras em capacidade de processamento.
A visita foi especialmente para prestigiar o Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Silas Faria, amigo do jornalista Aéssio, que vem realizando um bom trabalho na gestão do atual prefeito Danilo Barros (PL), com o seu vice Edilsinho Rodrigues.
Na oportunidade, conheceu também o Secretário Adjunto da Secretaria de Governo e Vice-Presidente Estadual do DC-Diretório Municipal da cidade de Paulínia, Laércio Giapaolli que é profundo conhecedor da cidade e da classe política.
Conheça um pouco de Paulínia:
A história de Paulínia está intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Funilense e ao fazendeiro José Paulino Nogueira, que deu nome à estação ferroviária ao redor da qual o povoado se desenvolveu, em 1906. O nome “Paulínia” é uma derivação do nome de José Paulino. A cidade foi distrito de Campinas até 28 de fevereiro de 1964, quando foi oficialmente emancipada.
Economia e desenvolvimento
A economia de Paulínia é impulsionada principalmente pelo polo petroquímico, que inclui a Replan e empresas como Rhodia, Purina e Syngenta. Essa forte base industrial garante à cidade uma das maiores rendas per capita do Brasil. Além da indústria, Paulínia se destaca por ser um local estratégico para negócios, com boa infraestrutura e localização privilegiada, próxima a rodovias importantes (Dom Pedro I, Anhanguera e Bandeirantes) e ao Aeroporto Internacional de Viracopos.
Características geográficas e populacionais
Com uma área de cerca de 140 km², a cidade possui um relevo predominantemente plano e uma vegetação de Mata Atlântica. Sua população, segundo o censo de 2022 do IBGE, é de aproximadamente 110.537 habitantes, sendo uma das cidades com o maior crescimento populacional da Região Metropolitana de Campinas.
Apesar de seu grande desenvolvimento industrial, a cidade também investe em cultura e serviços, com projetos como o polo de cinema “Paulínia Magia do Cinema”, buscando diversificar sua economia.