De fake News a ciberbullying, crianças, adolescentes e até adultos são vítimas constantes de crimes na internet. A edição do projeto Quebrando o Silêncio para o ano de 2025 aborda justamente o cuidado, a necessidade de supervisão, proteção e acolhimento, além de apresentar dados importantes sobre a violência digital e os sinais de alerta.
No dia 23 de agosto, ações e campanhas serão realizadas em oito países da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos do mundo virtual e como se proteger.
Um perigo silencioso
A violência digital tem ganhado uma proporção cada vez maior, alcançado lares, escolas e até igrejas. Ela faz vítimas que, muitas vezes, sofrem em silêncio as dores e feridas deixadas pelos criminosos sem face do outro lado da tela. Seja com conteúdo impróprio, ou ameaças silenciosas, a vítima se vê sem saída e com vergonha.
Em um mundo cada vez mais conectado, o território digital tem se tornado um ambiente cada vez mais complicado, ao invés de promover apenas a trocas de informação, conhecimento e entretenimento. A edição de 2025 do Quebrando o Silêncio incentiva diálogos urgentes sobre os perigos ocultos no mundo virtual, além de promover um ambiente seguro para essas interações.
Um risco para todos
Jeanete Lima, educadora e coordenadora do projeto Quebrando o Silêncio na América do Sul, ressalta a importância do tema, visto que a internet “se tornou parte essencial da nossa vida, para crianças, adultos”. “As escolas exploram, nós dependemos dela para o trabalho, para os nossos relacionamentos, para os nossos contatos. Muito da nossa vida hoje está no mundo virtual, que trouxe muitos benefícios, mas esse não é um terreno neutro”, explica.
“Trabalhar esse tema é alertar as famílias, é cuidar dessas crianças e adolescentes que são mais vulneráveis”, destaca Jeanete. Ela lembra ainda que o projeto Quebrando o Silêncio, desenvolvido pela Igreja Adventista, reafirma a grande responsabilidade, como instituição, de “promover a conscientização, orientar e mostrar caminhos para enfrentar os desafios que surgem”.
“Falar sobre a violência no mundo virtual é um ato de amor e um ato de responsabilidade, especialmente com essa geração. Queremos usar os benefícios desse mundo virtual, mas queremos fazer com sabedoria, com limite e com segurança”, conclui a educadora.
Quebrando o Silêncio
É um programa educativo promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia contra o abuso e violência. A cada ano, um tema diferente é abordado, com materiais específicos para adultos, adolescentes e crianças. O Dia D acontece no quarto sábado de agosto e conta com ações nas ruas, escolas e instituições variadas. No entanto, outras iniciativas são realizadas ao longo do ano.
Serviço:
Quebrando o Silêncio 2025
Data: 23 de agosto
Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)