Parceria entre Poder Público e entidades do setor rural oferece ação inédita e visa resgatar identidade histórica da cidade
Com foco na capacitação e no incentivo ao resgate de um dos principais símbolos de sua identidade, Poá recebe seu primeiro curso de cultivo de orquídeas nesta sexta-feira (25/07). A formação, que combina teoria e prática em um total de 16 horas, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, o Sindicato Rural de São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIPOÁ).
A ação, que segue também neste sábado (26), marca o primeiro de cinco projetos pilotos autorizados pelo SENAR em caráter excepcional, graças à interlocução do presidente da entidade, Tirso Meirelles. A expectativa é que, em 2026, a formação seja aberta a toda a população de Poá, como parte do processo de inclusão do município no chamado “Radar” do SENAR, que é uma rede de municípios atendidos regularmente pela instituição.
Atualmente, o Sindicato Rural de São Paulo possui uma base de atuação que abrange 30 municípios, e Poá deverá ser oficialmente incorporada ao grupo no próximo ano.
Segundo a secretária de Indústria e Comércio de Poá, Jeruza Reis, a iniciativa tem como um de seus principais objetivos resgatar uma das marcas históricas da cidade. “O projeto piloto sobre o cultivo de orquídeas tem como objetivo formar futuros orquidófilos e resgatar a identidade de Poá como a cidade da Festa das Orquídeas. O evento tradicional, que faz parte do calendário municipal, celebra a importância dessa espécie na história e na cultura do município”, ressaltou.
A chefe da pasta, que contou com a participação do secretário de Cultura, Paulo Barbosa, e a secretária de Turismo, Debora de Lucrezio, na aula inaugural, destacou ainda que o apoio do presidente do Sindicato Rural de São Paulo, Yuichi Ide, foi essencial para viabilizar a inclusão de Poá neste projeto piloto.
“Agradeço também à sensibilidade e à visão do presidente Tirso Meirelles e de toda equipe do Sindicato Rural, que nos ajudou a trazer essa ação para o município, mesmo antes da integração oficial à base de atendimento. Isso mostra o quanto a cidade pode ganhar com parcerias que valorizam a cultura e abrem novas perspectivas de formação”, completou.
O prefeito Saulo Souza comentou a importância da iniciativa para o município. “A realização deste curso representa um reencontro com a nossa história e um avanço no fortalecimento de Poá como cidade da cultura, do conhecimento e das oportunidades”, declarou.
Curso
O curso é ministrado pela professora do SENAR, Maria Adiarla Rodrigues, que possui 15 anos de atuação na área de jardinagem e orquídeas. A capacitação abrange desde noções básicas sobre o cuidado com as plantas até técnicas para prevenção e combate a pragas, além de orientações sobre preparo e comercialização das orquídeas. O conteúdo combina teoria e prática, e os participantes receberão certificado com validade em todo o território nacional.
“É uma grande honra, em nome do Sindicato Rural de São Paulo, poder contribuir com o fortalecimento da tradição das orquídeas em Poá. Essa formação pode gerar oportunidades tanto pessoais quanto profissionais para os participantes, especialmente em uma área que tem forte apelo estético e comercial”, destacou a instrutora.
Fotos: Nivaldo Alves
Você também pode gostar
Fundo Social de Poá arrecada 2 toneladas de alimentos com entrada solidária no Rock na Praça
Poá realiza seletiva de vôlei para jovens atletas com foco na Copa São Paulo
Secretários de Educação de Poá e de Atibaia trocam experiências e alinham pautas para fórum nacional