Medida tem validade de 180 dias
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, decretou situação de emergência devido aos impactos causados pelas chuvas que atingiram o município e as cidades da região no fim de semana. A medida tem validade de 180 dias.
Entre sábado (31) e segunda-feira (3), o município registrou volumes de chuva preocupantes, com pico de 44,86 mm no domingo (2).
“Os índices, somados ao aumento do nível do rio Tietê e córregos que cortam a cidade, geraram uma série de desafios como deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes”, contou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
Cerca de 2,5 mil residências foram afetadas, aproximadamente 1,1 mil pessoas ficaram desalojadas, enquanto 95 ficaram desabrigadas. Além disso, ruas e avenidas importantes da cidade estão obstruídas.
Em resposta ao momento, o decreto autoriza a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos para apoiar as vítimas, com a coordenação da Defesa Civil municipal.
“Vamos trabalhar juntos para garantir a segurança da população e o andamento da reconstrução da cidade. O decreto auxilia nossas equipes e dá a oportunidade de voluntários também nos ajudarem. Vamos unir forças”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.
O decreto suspende a obrigatoriedade de licitação para a compra de bens e serviços essenciais para o enfrentamento da emergência com o objetivo de acelerar a chegada de insumos.
Também fica autorizado o acesso a propriedades particulares e a realização de desapropriações, quando necessário, principalmente em áreas de risco.
“A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e os trabalhos ocorrem tanto de dia como à noite. Temos uma grande equipe técnica e servidores preocupados com o acolhimento e apoio à população”, completou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
Fotos: Dayane Oliveira





Você também pode gostar
Inscrições abertas para o Programa de Aprendiz da Suzano, na unidade de Mogi das Cruzes (SP)
Torneio das Estações movimenta as quadras de beach tennis do Clube de Campo de Mogi
Clube da Leitura do CCMC terá nova edição neste mês