Nos dias 15 de agosto e 6 de setembro, alunos das oficinas dos polos culturais da Gerando Falcões prestigiaram duas peças teatrais viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura: Legalmente Loira e Shakespeare Apaixonado.
Cerca de 120 participantes de oficinas como Teatro, Coral, Dança, Orquestra e Violão puderam acompanhar os espetáculos juntos de seus familiares e parentes, num esforço da Gerando Falcões em viabilizar mais acessos a outras formas de manifestação artística.
Inspirado na franquia cinematográfica com Reese Witherspoon, Legalmente Loira foi adaptada para os palcos em um musical de sucesso internacional e chegou ao Teatro Claro mais SP em julho de 2024, trazendo uma reflexão sobre o empoderamento feminino e a misoginia.
Sucesso na literatura e em grandes palcos ao redor do mundo, Shakespeare Apaixonado estreou no Brasil em formato imersivo, o que possibilitou que o público ficasse muito próximo aos atores. O ambiente, caracterizado como a Inglaterra elisabetana do Renascimento, propiciou aos espectadores uma viagem para o século XVI.
Isabela dos Santos, 13 anos e aluna do Coral, foi uma das expectadoras em Legalmente Loira: “Achei a peça extremamente interessante. Se não fosse por essa oportunidade, provavelmente não teria a chance de ir prestigiar”.
Gabriel Basilio, supervisor de comunicação, presente em Shakespeare Apaixonado: “A saída permite aos alunos e familiares maior vivência no mundo de apresentações culturais e funciona como um incentivo para continuarem nos polos culturais. Além disso, alguns temas dos espetáculos conversam com assuntos socioemocionais levantados nas aulas e apresentações.”
Legalmente Loira e Shakespeare Apaixonado seguem em exibição até dias 06 e 13 de outubro, respectivamente.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.
Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.
Legenda: Levar os alunos a apresentações artísticas integra os esforços dos Polos Culturais de tornar a cultura mais acessível. / Foto: Gerando Falcões
Você também pode gostar
O risco de proibir jovens nas redes sociais
Entre metas e limites: o alerta de uma ex-executiva que sofreu burnout na época de alta demanda
Escala 6X1