Projeto conta com mudanças no trânsito que visam melhorar o tráfego de veículos na área central; vias sofreram alterações após a entrega do novo viaduto
A Prefeitura de Poá entregou nesta quarta-feira (19), por meio das Secretarias de Obras Públicas e Transportes e Mobilidade Urbana, as obras de acesso ao Novo Complexo Viário da cidade. Foram finalizadas a ponte sobre o Córrego Itaim, que liga a Avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva à Rua João Ramalho, na altura da Apae, e a travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos.
Para que o novo acesso garanta maior fluidez no trânsito na malha central, foram feitas alterações no trânsito em várias vias. Uma delas é no sentido da Rua Fernando Pinheiro Franco, que foi invertido, ou seja, vai da Avenida Nove de Julho à Avenida Antônio Massa. Sendo assim, Av. Antônio Massa agora tem sentido único de direção, na altura da Praça dos Eventos, indo para o centro da cidade ou para o Viaduto “Prefeito Eduardo Carlos Felippe.
A Rua Hermógenes La Regina também teve alteração de fluxo, indo da Avenida Antônio Massa para a Avenida Nove de Julho, sentido centro, em direção ao viaduto.
“Estas obras entram para a história de Poá, pois vão resolver definitivamente o problema do trânsito intenso na malha central, principalmente nos horários de grande fluxo”, disse a prefeita Marcia Bin, após a liberação da ponte sobre o Córrego Itaim.
Durante a entrega das obras, foram colocados bloquetes e feita a sinalização de solo na Rua Hermógenes La Regina para evitar que os motoristas peguem a via sentido Praça dos Eventos. “Agora, os motoristas que quiserem ir sentido Ferraz de Vasconcelos não precisam subir o viaduto, podem entrar pela Hermógenes. Isso vai facilitar muito a vida dos condutores e também melhorar o fluxo de veículos na área central”, disse o municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcos Pacheco.
Segundo o secretário, é importante frisar que estas obras fazem parte de um plano maior de mobilidade urbana, que visa melhorar o trânsito para quem deseja cruzar a cidade pelo Viaduto “Prefeito Eduardo Carlos Felippe”. “Todas as vias que sofreram alterações contarão com fiscais no local para orientar os motoristas e condutores”, garantiu ele.
Outra mudança importante que o projeto trouxe foi que o viaduto antigo (Tancredo Neves) agora destina-se exclusivamente ao fluxo de veículos que sobem, enquanto o novo viaduto comporta o tráfego de veículos que descem. “Todas estas obras melhoraram e vão melhorar muito o fluxo para quem segue em direção ao Centro”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Francinaldo Alves.
Projeto
O projeto do novo Complexo Viário conta com quatro pontos principais: a ponte sobre o córrego Itaim, que garantirá uma passagem segura para retornar ao Centro; travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos da cidade; readequação da rotatória localizada em frente à Delegacia de Polícia, garantindo não só maior fluidez no trânsito, mas também melhor escoamento da água das chuvas; e área de estacionamento embaixo dos viadutos, com sinalização adequada e soluções para o escoamento de águas pluviais naquele ponto.
O novo Complexo Viário de Poá complementa as ações de melhoria no trânsito do Centro e é considerada a maior obra na área central da cidade.
Você também pode gostar
Operação ‘Poá Legal’ lacra 3 estabelecimentos
Os primeiros secretários do prefeito eleito Saulo Souza
OAB de Poá com nova sede