Em nota, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROOSP) informa que, ao contrário do que vem sendo reiteradamente defendido pelo Conselho Regional de Medicina (CREMESP) e associações representativas de parcela de oftalmologistas, é permitido ao profissional optometrista de nível superior realizar a prescrição de óculos e lentes de contato, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal em precedente vinculante proferido nos autos da ADPF 131 [Embargos de declaração].
A desobediência desse precedente de cumprimento obrigatório pode caracterizar abuso de autoridade. A realização de tais exames para prescrição de óculos e lentes de contato deve ser em local salubre, que atenda as determinações sanitárias das autoridades locais e estaduais (Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo). A venda de óculos no Estado de São Paulo só pode ocorrer dentro de ópticas, nos termos da Lei Estadual nº 15.658/2015. A relação paciente e profissional optometrista deve ser pautada pela ética, boa-fé e dever de informação: o paciente deve estar ciente do seu atendimento por um profissional optometrista e que não está obrigado a adquirir outros produtos, para ter acesso à receita eventualmente prescrita.
Lamenta-se a desinformação e distorção da realidade por órgãos da medicina que se recusam a cumprir a decisão da Suprema Corte – tais fatos serão levados para apuração de autoridades competentes.
Anvisa reconhece a legalidade da profissão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reafirma a legalidade de optometristas de nível superior estabelecerem local de trabalho para atender pacientes e que estão autorizados a prescrever óculos e lentes de contato.
Por meio do Ofício Circular n° 4/2023/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA, a ANVISA reiterou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida nos autos da ADPF 131, determinando que todas as autoridades sanitárias do país fossem comunicadas da validade imediata e vinculante da ordem emanada pela Suprema Corte.
Sobre o Optometrista – Os profissionais Optometristas tiveram sua atuação reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu ser lícito aos que possuem formação de nível superior realizar a prescrição de óculos e lentes de contato. Em relação aos profissionais técnicos, foi facultado o exercício de todas as outras atividades previstas na Classificação Brasileira de Ocupações.
No Estado de São Paulo, o Centro de Vigilância Sanitária isenta o licenciamento de consultórios e gabinetes optométricos; além disso, não há proibição para a atuação de optometristas dentro de óticas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também reafirma a legalidade de optometristas de nível superior estabelecerem local de trabalho para atender pacientes e que estão autorizados a prescrever óculos e lentes de contato.
Por meio do Ofício Circular n° 4/2023/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA, a ANVISA reiterou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida nos autos da ADPF 131, determinando que todas as autoridades sanitárias do país fossem comunicadas da validade imediata e vinculante da ordem emanada pela Suprema Corte.
Sobre o CROOSP – O Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo é uma entidade que representa a categoria em todos os âmbitos do poder público e sociedade civil. Sua missão é de promulgar a excelência em óptica e optometria, elevando a qualidade dos profissionais por meio de pesquisas e estudos técnicos das atividades de seus associados e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da saúde visual da população. Entre suas principais iniciativas estão discutir e divulgar, sempre que necessário, as problemáticas socioculturais e financeiras da categoria representada, buscando as satisfações das aspirações daqueles que a integram.
Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)