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O Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Gracia, participa da inauguração da Unidade de Atendimento do Detran-SP no Resolve Fácil de Itapevi/SP. Data: 15/05/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Detran-SP realiza força-tarefa e soluciona 10 mil processos relacionados a pátios e leilões

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encerrou uma força-tarefa para solucionar aproximadamente 10 mil processos que estavam parados, todos relacionados aos serviços de pátios e leilões de veículos de todo o estado. A força-tarefa iniciou em abril deste ano e envolveu 17 servidores, entre diretores técnicos, agentes estaduais de trânsito, oficiais estaduais de trânsito e oficiais administrativos das Unidades de Atendimento e Seções de Trânsito.

A iniciativa visou solucionar processos que estavam estagnados, sem o devido andamento processual, alguns deles desde 2018. Sem a devida devolutiva, o cidadão era obrigado a reiterar a solicitação ou acionar os meios jurídicos para garantir seus direitos. Com a eliminação das pendências, os reclamantes podem reaver o veículo apreendido ou serem ressarcidos em relação a eventuais prejuízos comprovados junto a pátios, por exemplo. A medida integra a proposta da nova gestão do Detran-SP de busca incessante pela excelência de serviços prestados ao cidadão, ao promover maior agilidade na resolução dessas demandas. Além disso, estimula a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços no órgão de público paulista, abrindo novas frentes de trabalho internas, focadas no atendimento a outras demandas da população.

Segundo o diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização, Milfran Melotti Evangelista, que coordenou a força-tarefa, a iniciativa é uma prova do comprometimento com os valores de respeito, integridade, segurança e eficiência da instituição. “O processo traduz o comprometimento da equipe com os valores do respeito, integridade, segurança e eficiência que regem nossa autarquia”, pontua Milfran.

O gerente de Pátios da autarquia, Heitor Frozel, reforça a relevância do trabalho realizado para o melhor atendimento à população: “Ao conseguir finalizar esse imenso passivo, o Detran-SP deixa claro que o engajamento da nova gestão está surtindo efeito, com o propósito de garantir a segurança no trânsito e a excelência nos serviços prestados ao cidadão, vislumbrando a meta de se tornar o melhor órgão de trânsito do país e referência em segurança viária e em qualidade dos serviços”, afirmou.

Ações como esta estimulam a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços, aumentando a satisfação dos usuários, reduzindo os custos com indenizações judiciais, melhorando a reputação e a imagem da Autarquia perante a sociedade.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.