Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Democratização e descentralização da Cultura é tema da IV Conferência de Cultura em Poá

Este final de Semana, dias 28 e 29 de outubro de 2023 acontece a IV Conferência Municipal de Cultura de Poá no Teatro Municipal de poá Turíbio Ruiz das 09h as 17h.
No entanto, edital que regulamenta a Conferência e a sua comissão organizadora foram publicados no Diário oficial apenas ontem, dia 26 de outubro de 2023, há menos de 72 horas do evento. Além do tempo recorde o governo também espera que a comissão organize o evento sem recursos, contrariando a letra da lei que determina o dever da prefeitura em prever recursos para a realização das Conferências Municipais.
Se andarem pela cidade vocês não encontrarão uma propaganda sequer, nenhuma publicidade sobre este, que deveria ser um dos momentos mais importantes para a cultura local e que vai acontecer porque tem que acontecer. Porque a prefeitura teve que assinar o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura como condição para ter acesso aos recursos da lei Paulo Gustavo e as conferências municipais são uma importante ferramenta deste sistema e fazem parte de um grande processo de discussão nacional a respeito, entre outros, de como fomentar a cultura em nosso país.
Foi definido pelo governo federal um documento base para pautar as discussões a nível municipal e estadual e pode-se dizer que este ano o tema central destas discussões é “Democratização, democracia e o direito a Cultura”. ´´Será necessário ter isto em mente no momento em que for discutido cada um dos os seis eixos propostos no mesmo documento.
São eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Ainda sobre a Conferência Municipal é fundamental aproveitar este momento e trazer para o debate as demandas e dificuldades que temos no nível municipal, quais são as nossas necessidades? Quais são as nossas dificuldades para implantar o sistema municipal de cultura.
O período da tarde do domingo será utilizado para a construção do plano municipal de cultura e neste sentido, é importante a participação de todo. Não apenas dos agentes culturais, mas da sociedade como um todo e dos nossos representantes eleitos. Uma vez que o plano municipal de cultura é sobretudo, uma lei que precisa ser construída em parceria com os vereadores e aprovada na Câmara Municipal, ou seja, na Conferência Municipal de Cultura é o momento de saber quem, de fato, se importa com a Cultura na Cidade.
Manifestar o apoio na rede social é fácil, mas de gestores esperasse muito mais do que um post mal escrito. Espera-se minimamente a participação na Conferência municipal de sua cidade (É uma questão de respeito!), a escuta ativa do agente cultural, de seus munícipes e a construção de políticas públicas para a cultura. Depois disso, o post é bem-vindo! Antes, é só fake e de fake estamos fartos.
Gisele Magalhaes – Conselheira Municipal de Cultura
“A hora da cultura é AGORA e o momento é JÁ!”
@gimagalhaes_cultura