Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

‘Programa da Boa Visão’ dá início às cirurgias de catarata

Ambulatório de Especialidades Médicas recebeu os primeiros 30 pacientes com idade igual ou superior a 60 anos nesta quinta-feira

O “Programa da Boa Visão” deu início nesta quinta-feira (05/10) às cirurgias de catarata para moradores com idade igual ou superior a 60 anos. Os primeiros 30 pacientes foram operados no Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, no bairro Parque Santa Rosa, conforme agendamento realizado após indicação dos oftalmologistas da rede municipal de saúde em consultas feitas durante o mês de agosto.

Outras 150 cirurgias serão realizadas até quarta-feira (11/10), com o devido acompanhamento referente ao pós-operatório para cada paciente, no espaço reservado a esse atendimento, no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501, no centro). Aqueles que passaram pelo procedimento na quinta e na sexta-feira desta semana (05 e 06/10) passarão por uma avaliação neste sábado (07/10). Os pacientes que forem operados nos dias seguintes serão recebidos no dia 11 de outubro, no mesmo local, para essa primeira consulta após a cirurgia.

Com o objetivo de garantir o acompanhamento necessário a todas essas pessoas, a prefeitura ainda marcará outras duas consultas referentes ao pós-operatório para cada um que realizou a cirurgia de catarata. Em caso de necessidade da utilização de óculos, após as três avaliações, haverá indicação do modelo a ser confeccionado para cada morador, que poderá escolher o tipo de armação.

Nas próximas semanas serão iniciadas também as cirurgias de pterígio, uma doença ocular que consiste no crescimento de uma membrana na parte branca do olho, conforme necessidade verificada no período de consultas. O atendimento destinado a essa intervenção específica contemplará 200 pessoas, que também serão operadas no Ambulatório de Especialidades Médicas. Assim como ocorrerá com os pacientes submetidos às cirurgias de catarata, a prefeitura também garantirá consultas de pós-operatório a essas pessoas.

Cleide Alves Martins Pereira foi uma das suzanenses que passou pela cirurgia de catarata nesta quinta-feira, ela revelou a emoção de poder realizar o procedimento. “Eu achei ótima a consulta e já estava ansiosa por esse dia. Agradeço ao atendimento do ‘Boa Visão’ e também ao Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais), que me deu a oportunidade de conhecer o programa”, disse ela.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, enalteceu a realização das cirurgias. “Nós garantimos mais qualidade de vida aos munícipes quando proporcionamos as condições necessárias para o cuidado com a saúde ocular. Disponibilizamos os óculos para quem precisava e estamos realizando as cirurgias que foram indicadas. Temos muita satisfação de poder proporcionar esses serviços aos cidadãos suzanenses”, disse a primeira-dama.

O programa

Durante o mês de agosto, o “Programa da Boa Visão” realizou três mil atendimentos para o público com idade igual ou superior a 60 anos. Deste total, 2,8 mil retiraram os óculos nesta semana, e outros, que estão passando pelas cirurgias, serão avaliados posteriormente para eventual necessidade do uso das lentes.

Atualmente também está ocorrendo o atendimento ao público infantil, para as crianças de 3 a 8 anos das redes municipal e estadual de ensino, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Convivência Carlos Aparecido Ramos. Desde que as consultas foram iniciadas, no fim de agosto, mais de 6,3 mil crianças foram avaliadas pelos oftalmologistas da rede municipal.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano