Disputa pelo primeiro lugar tem tudo para ser empolgante
Com tem acontecido nas últimas edições, a 32ª Dez Milhas Garoto, programada para o domingo, dia 24, reunirá destaques da corrida de rua do país e do exterior. O duelo entre brasileiros e estrangeiros, aliás, é uma das atrações da prova, que nos últimos cinco anos tem apresentado equilíbrio entre os homens, com duas vitórias nacionais e três de africanos, e um domínio total de estrangeiras entre as mulheres, com cinco vitórias.
Pelo Brasil, os principais nomes do masculino são Justino Pedro da Silva, campeão do Panamericano de Maratona (2023), Vagner Noronha, vice-campeão da Meia Maratona de São Paulo (2021), Savio de Paula Silva, vice-campeão da Volta Internacional da Volta da Pampulha (2022); e Altobelli da Silva, ouro no Pan de Lima 2019 e campeão da Maratona de Curitiba (22), entre outros.
Na disputa de mulheres, entre as esperanças de vitória brasileira estão Amanda de Oliveira, 4ª colocada na Dez Milhas Garoto 2022 e 3ª na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2021), Marlei Willers, campeã da Maratona de Porto Alegre e vice-campeã da Maratona Internacional de São Paulo, Viviane Amorim, 4ª colocada da Maratona Internacional de São Paulo 2022 e Larissa Quintão, primeira colocada na Meia Maratona de Belo Horizonte e vice nos 21k da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, ambas em 2022.
Estrangeiros
A relação de atletas do exterior tem, no masculino, destaques de Uganda, Quênia e Tanzânia. Um deles é Moses Kibet, de Uganda, que chega para a corrida capixaba com excelentes resultados. Ele foi campeão da tradicional 25ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, uma das mais importantes disputas do calendário nacional, e da 2ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos, ambas neste ano, resultados que o credenciam como favorito.
Também podem surpreender os quenianos Obadia Kosgei, vencedor da Internacional Kapsowar, no Quênia, e da Half Marathon Standart Chatered, na Itália; e Moses Kiprop, vice-campeão da Maratona de Olinda deste ano e terceiro colocado na Maratona de Kampala (2023). Completa a lista no masculino o tanzaniano Decta Bonephance, vice-campeão dos 10K in Der a Salam, em seu país, em julho.
No feminino, o principal nome é a queniana Viola Kosgei, campeã da 25ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto, as duas nesta temporada. Sua compatriota Scholastica Jepkemboi fará a estreia no Brasil e traz bons tempos na Meia Maratona de Nairobi, 1h13min46, e nos 10k de Eldoret (Quênia), 33min39. O terceiro destaque é a ugandense Emily Chebet, vice-campeã na 25ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e campeã da 2ª Meia Maratona de Guarulhos.
A 32ª Dez Milhas largará às 7h15 na Av. Dante Michelini, próximo ao cruzamento com a Rua Dr. Antônio Basílio, na Praia de Camburi, em Vitória, com chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. A entrega de kits deste ano será nos dias 21 e 22 de setembro, das 9h às 19h, e 23 de setembro, das 8h às 16h, também na Fábrica da Chocolates Garoto.
Credenciamento de Imprensa
Os veículos de Imprensa interessados da cobertura da prova poderão solicitar o credenciamento de seus profissionais até o dia 22 de setembro, pelo e-mail mbragacom@mbragacom.com.br. A retirada das credenciais será no dia da prova, na largada, na Praia de Camburi.
Sobre a corrida
Há mais de três décadas, a Dez Milhas Garoto oferece aos atletas a possibilidade de contemplar um dos percursos mais bonitos do Brasil, com passagem por famosos pontos turísticos do Espírito Santo – como a Terceira Ponte, que divide os municípios de Vitória e Vila Velha. A largada da corrida acontece na Praia de Camburi, em Vitória, e a chegada é em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha, em um percurso de 16,09 quilômetros.
A premiação será em dinheiro para os vencedores das diversas categorias, tais como os atletas que completarem o circuito em menor tempo no geral, melhores capixabas, melhores colaboradores da Garoto e melhores cadeirantes. Além disso, a premiação para os primeiros brasileiros será no valor R$ 10 mil. Para o público infanto-juvenil da corrida Garotada, os competidores que chegarem ao pódio ganharão itens esportivos.
Criada para celebrar o aniversário de 60 anos da Garoto, em 1989, a Dez Milhas conquistou atletas profissionais e amadores. A prova é oficializada pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FECAt (Federação Capixaba de Atletismo) e organizada pela Yescom, mesma empresa responsável pela Maratona Internacional de São Paulo e pela Corrida de São Silvestre, com apoio da Unimed Vitória e Águia Branca (transportadora oficial).
Resultados 2022
Masculino
1-Giovani dos Santos (Brasil) – 48min21
2-Vestus Chemjoy (Quênia) – 48min32
3-Gilmar Silvestre Lopes (Brasil) – 48min58
4-Asefa Bekele (Etiópia) – 51min05
5-Jonilson Pinto Prates (Brasil) – 51min59
Feminino
1-Mestawut Trunet (Etiópia) – 56min45
2-Fantu Gelasa (Etiópia) – 56min48
3-Yadeny Weltej (Etiópia) – 57min32
4-Amanda de Oliveira (Brasil) – 58min52
5-Priscila Moraes (Brasil) – 1h10min38
Mais informações no site www.dezmilhasgaroto.com.br
Você também pode gostar
1º Congresso Futebol e Finanças reúne grandes nomes do esporte e mercado financeiro em Santos
Futsal masculino disputa eliminatória da 12ª Copa
Sicredi e Federação Paulista de Futebol renovam parceria