Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Projeto sobre garrafadas medicinais recebe primeira aprovação

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou neste mês em primeiro turno o Projeto de Lei 976/23, de autoria do deputado Leleco Pimentel, do PT.
O projeto declara como patrimônio histórico, cultural, religioso, social e de natureza material e imaterial de Minas Gerais as garrafadas produzidas pelo povo Borun Potxának, da cidade de Ipanema, cujos integrantes são remanescentes vivos dos povos Guarani e Aimorés.
O objetivo do projeto é transformar em lei a proteção e a valorização da medicina indígena, perpetuando o saber e o conhecimento dos antigos povos, que preparavam as garrafadas com elementos da natureza, visando ao bem-estar físico das pessoas. Essas garrafadas ainda são feitas hoje pelos descendentes diretos, que estão solicitando proteção da lei para continuar essa tradição, que integra a cultura indígena brasileira. O projeto deverá será votado em segundo turno e o cacique Apoema espera que receba outra votação favorável para que possa ir a plenário.