Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

40ª. Expoflora, Holambra-Sp

Começou ontem, 24 de agosto e vai até o dia 24 de setembro, sextas, sábados, domingos e feriados. A abertura oficial foi feita por volta das 12 horas, pelo vice-governador Felício Ramuth, prefeito de Holambra Fernando Henrique Capato e demais autoridades civis e militares.
Após presenciarem a tradicional “Chuva de Pétalas”, as autoridades visitaram o recinto de exposições, o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina e, em seguida, o prefeito e vice-governador fizeram discursos enaltecendo o grandioso evento que atrai cerca de 300 mil visitantes durante o período da mostra e que gera emprego e renda para o município de Holambra com reflexos às cidades circunvizinhas, além de propiciar dividendos para o turismo e cultura, participaram da coletiva de imprensa.
No grande parque temático de 250 mil m² os visitantes encontra, ainda, uma série de outras atrações. O evento inclui city tour pela antiga colônia holandesa e visita a um campo de produção de flores, desfile de carros alegóricos e a espetacular Chuva de Pétalas, para a qual são utilizadas aproximadamente 18 mil rosas ou 150 quilos de pétalas. Diz a tradição que quem pega uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados.

Shopping de Flores

A Expoflora não é uma feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, fomentar o comércio de flores e plantas ornamentais em todo o país. Em todo o parque podem ser encontradas cerca de 200 espécies e mais de 3000 variedades cultivadas por aproximadamente 300 produtores. As duas cooperativas de Holambra, Veiling e Cooperflora, respondem por 50% das flores e plantas vendidas no Brasil.

Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A antiga colônia holandesa, hoje um município com cerca de 12 mil habitantes, mantêm as tradicionais holandesas na culinária típica e nas danças tradicionais.