O 1º. Workshop de Inovação organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Poá (AEAA)-Poá, aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro no Plenário “Vereador Osvaldo Leite Dantas”, da Câmara Municipal de Poá e foi patrocinado pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e apoiado pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; MÙTUA – SP (Caixa de assistência aos Profissionais do CREA) e UNIPIAGET – Universidade Piaget de Suzano.
O presidente da AEAA-Poá, Engenheiro Ricardo Leão da Silva, fez a abertura dos trabalhos e ressaltou que o encontro trouxe profissionais brilhantes e especialistas que discutiram o tema com debates sobre Cidades Inteligentes e o Futuro da Comunidade,
reunindo profissionais que já atuam no ramo, estudantes, docentes, empresários e agentes públicos. Foram abordados temas fundamentais como mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, sustentabilidade, segurança e educação. As palestras proferidas por Tiago Haraimundo, Malu CNT e Marcelo Faria, foram enriquecedoras e os principais temas discutidos foram: Cidades Inteligentes no Brasil e pelo Mundo, Mobilidade Urbana e Seus Desafios, Preservação do Meio Ambiente e sustentabilidade em Smart Cities, Tecnologias Aplicadas às Smart Cities.
O evento contou ainda com um painel de discussão de alto nível, com a participação de renomados painelistas e jurados, como Ricardo Leão, Guilherme Galhardo e Huson Balenecker.
Um dos momentos esperados foi o Desafio de Inovação, onde os participantes apresentaram projetos criativos com potencial para transformar a realidade urbana. Os vencedores foram: 1º. Lugar – Fábio Ogawa com o projeto SIMU – Solução Integrada de Mobilidade Urbana. 2º. Lugar – Gabriel dos Santos, com a proposta de Hidrogel, uma solução sustentável para a recuperação de áreas degradadas por incêndios. Ambos os vencedores são estudantes de engenharia na UNIPIAGET – Polo Suzano.
Vencedores no desafio da Inovação:
1º. – Fabio – Projeto SIMU- Solução Integrada de Mobilidade Urbana, com apresentação Sistema via App, desenvolvido por empresa e administrado em conjunto com a gestão municipal, integrando diversos meios de transporte, como solução de mobilidade dentro de pequenas cidades, onde haja gargalos viários internos que dificultam os deslocamentos diários da população. Problema Dificuldade de deslocamentos dentro dos municípios, excesso de carros, muitas vezes com um único ocupante, sobrecarregando as vias que na maioria das vezes não foram planejadas para tanto, muitos gargalos viários se formam principalmente em horários de pico. As pessoas acabam tendo que dedicar muito tempo de suas vidas a pequenos deslocamentos, perdendo qualidade de vida e gerando custos além do necessário com combustível, poluindo o ar, aumentando o número acidentes de trânsito, etc… Solução Integrar diversas soluções de transporte viário a um único aplicativo, sob gestão e infraestrutura municipal, indicando para ao usuário, qual a melhor maneira de se deslocar de um ponto A um ponto B dentro da cidade, oferecendo recomendações e previsões de rotas, tempo de deslocamento e meio de transporte mais adequado para o momento da viagem. Cartão único para pagamento, que possibilite utilização em qualquer desses meios de transporte. Ônibus Linhas e pontos com painéis interativos indicando os ônibus em rota, direção das linhas, ocupação dos carros, tempo de chegada ao local de embarque. Orientação ao usuário no aplicativo sobre linha e tempo estimado de chegada ao destino. Os ônibus devem ser extremamente confortáveis, apresentando qualidade, segurança e rapidez a fim de estimular as pessoas a deixarem de utilizar veículo individual sempre que possível. Bicicletas e bicicletas elétricas Disponibilizar bicicletas para locação em locais estratégicos com faixas exclusivas, como as oferecidas por empresas em parques e vias em São Paulo, o usuário pode retirar/entregar as bicicletas em qualquer dos pontos. Motocicletas e carros de aluguel Veículos de aluguel com desbloqueio/bloqueio pelo aplicativo, que pode ser estacionado em vaga pública, dentro de área determinada, o usuário tem acesso às localizações de veículos disponíveis na região, desbloqueia e utiliza sem necessidade de devolver ao local de origem, apenas estacionando em local adequado e possibilitando a utilização por outro usuário. Financiamento Prefeitura incentivar, buscar no mercado e reconhecer startups e parceiros interessados no desenvolvimento do serviço, com incentivos fiscais e pagamento através do retorno econômico dentro de um tempo da concessão, cada serviço pode ser destinado a uma empresa diferente, dedicada à modalidade de transporte. O investimento aplicado em tecnologia nessa ideia, com certeza tem valor menor do que as ampliações que necessitam ser projetadas para o modelo atual de transporte.
Barreiras: A proposta tem desafios ligados às gestões públicas e individuais do cidadão. Necessitamos de ferramentas na segurança pública que possibilitem zelar pelos ativos aplicados nesse sistema, além do desenvolvimento dos usuários no uso. Todas as soluções integradas nessa ideia devem armazenar informações suficientes para responsabilizar os usuários que não utilizarem o sistema adequadamente, faltando zelo ou civilidade, e exigir os reparos para os prejuízos causados por mau uso, responsabilização por multas, abandono em local indevido, furtos ou outros problemas.
2º. – Gabriel – Hidrogel como solução para áreas degradadas pelo incêndio
Seu projeto tem como função restaurar o que foi tirado por conta das queimadas, e hoje em dia existe um nanorobô chamado de hidrogel que ajuda somente nas agrícolas, ajuda a manter hidratada, ajuda com vitaminas, a manter pragas afastadas… Na sua ideia era de aprimorar o hidrogel para ele ter outra função que seria se implantaria no solo afetado pelas queimadas e, com ele aprimorado, teria a função de soltar vitaminas, fungos e manter o solo extremamente hidratado para assim poder evitar futuras queimadas,
E ele poderia também quando ele terminasse de ajudar o solo a ter vida de novo ele poderia ajudar na proteção das próximas vidas (árvores plantas etc…) e assim ajudando elas a crescerem saudáveis.
Você também pode gostar
Corte de gastos e o dono do partido
Sicredi e Federação Paulista de Futebol renovam parceria
Solidariedade e empreendedorismo: evento apoia pequenos negócios e gera receita para organização sem fins lucrativos em São Paulo