Secretaria da Mulher acerta últimos detalhes para inauguração da Delegacia da Mulher

A Secretaria da Mulher, por meio da secretária Hadla Issa, recebeu a Polícia Civil para a realização das últimas vistorias e acertos de detalhes para a inauguração da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), em Itaquaquecetuba. O encontro aconteceu na última semana e contou ainda, com a presença do prefeito Eduardo Boigues e a primeira-dama Mileide Queroz, a Mila, além de Elvis Cristiano da Silva, investigador de polícia chefe da Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes e Roselaine da Silva Francisco, escrivã de polícia chefe também da Seccional. A inauguração está prevista para o dia 8 de março.

A data tem grande significado, pois é mundialmente conhecida como o “Dia Internacional da Mulher”, que marca a luta por melhores condições de trabalho e igualdade. Atualmente, quem faz o acolhimento das vítimas de violência doméstica é a Secretaria da Mulher, que as recebe e realiza a triagem, orientando-as. Quando o caso requer registro de Boletim de Ocorrência, as mesmas são encaminhadas para a delegacia.

Para o prefeito Eduardo Boigues, a Delegacia da Defesa da Mulher é uma grande conquista para a cidade: “A Delegacia da Mulher vai dar coragem e suporte para as mulheres denunciarem as agressões, sem contar que a recepção por outra mulher encoraja e diminui o sentimento de vergonha”, pontua Boigues.

Atualmente, a Secretaria da Mulher atende 3 casos por dia, em média, mas a expectativa é de que este número suba consideravelmente para 100 inquéritos por mês, quando a delegacia estiver funcionando. O atendimento será feito pela delegada Luciana Amat.

“Muitas mulheres ainda não tem informação sobre os direitos em relação à violência doméstica, mas a Delegacia da Defesa da Mulher vai contribuir muito na diminuição de casos”, relata a secretária da Mulher, Hadla Issa.
Muitas mulheres ainda sofrem diversos tipos de violência como física, moral, patrimonial e sexual. Para denúncias, o cidadão pode ligar no 181, que não será identificado, 153, que é contato da Guarda Civil Municipal ou 190 para a Polícia Militar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*