
De acordo com a determinação do governo do Estado, a Região Metropolitana de São Paulo voltará para a Fase 2 – Laranja do Plano São Paulo
Suzano voltará para a Fase 2 – Laranja do Plano São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (25/01), conforme determinação do governo do Estado. As novas medidas restritivas estipuladas para a Região Metropolitana ainda preveem o encerramento das atividades não essenciais durante o período noturno e ao longo dos dois próximos finais de semana (30 e 31/01 e 06 e 07/02), vigorando assim as regras da Fase 1 – Vermelha. A expectativa é de que uma nova classificação seja avaliada a partir do dia 7 de fevereiro.
Seguindo as determinações do governo paulista, o decreto municipal nº 9.569/2021 estabelece nesta segunda-feira a adesão à Fase 2 – Laranja, válida para os dias úteis, até a primeira semana de fevereiro. Já as regras da Fase 1 – Vermelha estarão vigentes no período noturno, das 20 às 6 horas, e aos finais de semana, nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Na Fase 2 – Laranja, durante os dias úteis, a abertura de lojas, shoppings, bares, restaurantes, parques, escritórios, salões de beleza, barbearias e academias estará liberada por oito horas seguidas, com 40% da capacidade de ocupação, até as 20 horas. A partir daí e até as 6 horas, a cidade entra na Fase 1 – Vermelha, quando é permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais.
Já durante os dois próximos finais de semana, a Fase 1 – Vermelha estará vigente durante todo o dia. Isso significa que o funcionamento de lojas, shoppings, bares, restaurantes, parques, escritórios, salões de beleza, barbearias, academias e todos os demais serviços não essenciais será proibido aos sábados e domingos.
Nesses dias, apenas serviços essenciais estarão liberados mediante protocolos, entre eles farmácias, serviços de saúde, padarias, supermercados, açougues, bancos, transporte público e templos religiosos. Para isso, será necessário cumprir a capacidade máxima de até 40% de ocupação e exigir o uso de máscaras, ter a disponibilidade de álcool em gel e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
As novas medidas restritivas visam desacelerar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) em todas as regiões do Estado, que passa a contar com dez áreas na Fase 2 – Laranja e sete na Fase 1 – Vermelha. De acordo com o governo paulista, o aumento no número de casos, internações e óbitos é preocupante, sendo que as medidas foram recomendadas por cientistas e médicos do Centro de Contingência de combate à pandemia, conforme análise de índices epidemiológicos e hospitalares.
Ainda de acordo com o governo estadual, o momento requer a colaboração de toda a sociedade para reforçar o distanciamento social e evitar aglomerações ou reuniões sociais, além do uso obrigatório de máscaras em locais de acesso público e higiene frequente das mãos.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Leave a Reply