Entidades do município trataram do assunto durante encontro no Parque Max Feffer no último sábado (16/01)
O secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, participou de uma reunião com representantes de entidades que buscam a igualdade racial e o fim do racismo. O encontro ocorreu no último sábado (16/01) no Pavilhão Zumbi dos Palmares, no Parque Max Feffer. Na ocasião, o chefe da pasta oficializou o apoio e o incentivo da administração municipal à retomada do Conselho de Promoção da Igualdade Racial na cidade.
Houve a participação de integrantes da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro); Coletivo Milton Santos, CPD Negro Sim; Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) Coletivo Antirracismo; Matrizes Africanas; Central Pró-Moradia Suzanense (Cemos); Pastoral Afro-Brasileira; e movimentos estudantis.
De acordo com o presidente da Unegro, Edson Pereira, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial foi implantado na cidade em 2012, por meio da lei municipal nº 4.332/09, que dispõe sobre a política municipal de promoção da igualdade racial. “Com o apoio do atual governo e da sociedade civil podemos reconstruir o conselho e fazer a diferença. Estamos em busca também de outras etnias menos favorecidas, como indígenas, judeus e ciganos, para fazerem parte desta luta conosco. Vamos continuar dialogando para que esta retomada ocorra o quanto antes”, explicou.
O grupo já esteve anteriormente em reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e este foi a primeiro encontro de 2021. “O governo está à disposição deste debate tão importante para a nossa sociedade e, assim, ajudar e somar nesta causa. Fico feliz de ver tanta gente reunida em prol deste objetivo, principalmente com a presença de muitos jovens”, frisou o secretário.
Estiveram presentes também o vice-presidente da Unegro, Edgar Ferreira; o presidente da CPD Negro Sim, Cosme Nascimento; e representantes das Matrizes Africanas, Valdeline Eloisa da Cruz; da Central Pró-Moradia Suzanense (Cemos), Lídio Ferreira; da Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Mogi das Cruzes, Ivonete Gonçalves da Silva; da Apeoesp Coletivo Antirracismo, Milton Santos, Inês da Silveira; da União Estadual dos Estudantes (UEE); e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano
Leave a Reply