Centrus Norte completa cinco meses com 3,7 mil atendimentos

Unidade instalada no Jardim Dona Benta teve o papel de descentralizar o acesso a serviços diversos oferecidos ao cidadão

A segunda unidade do Centro Unificado de Serviços (Centrus) segue atendendo e facilitando a vida de milhares de suzanenses da região norte da cidade. Já são cinco meses de trabalho, levando 14 tipos de serviços públicos aos cidadãos, que não precisam mais se locomover até a área central de Suzano para ter acesso a eles.

Inaugurada em agosto do ano passado, a unidade já realizou 3.721 atendimentos de maneira ágil, poupando tempo dos munícipes. Entre os setores mais procurados estão Suzano Mais Emprego (1.029), Cartão SUS (905), Dívida Ativa (674), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)/Microempreendedor Individual – MEI (195), Junta Administrativa de Recursos de Infração – Jari (184) e Seguro Desemprego (170).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, comemorou a adesão do público neste período. “Este é um equipamento mais que necessário. Observamos a alta demanda dos moradores da região norte e, finalmente, no ano passado, pudemos tirar este projeto do papel. A iniciativa impacta a vida de dezenas de pessoas diariamente, viabilizando o acesso a serviços públicos de maneira rápida e eficiente”, disse.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que a descentralização dos equipamentos públicos é uma premissa a ser seguida nesta nova gestão. “O Centrus Norte já demonstrou sua eficácia. É uma experiência que deu muito certo e o modelo que pretendemos expandir para outras áreas da cidade. Esse tipo de descentralização também é o nosso objetivo para outros setores, não só para viabilizar questões administrativas junto à municipalidade, mas também levando mais opções de lazer e atividades para regiões distantes do centro”, explicou.   

O Centrus Norte está localizado em um anexo do supermercado Nagumo (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta). A área foi cedida gratuitamente pelo empreendimento a partir do projeto “Abrace Suzano”. O contrato de utilização do espaço tem validade de cinco anos. Inclusive, a prefeitura não arca com os gastos com água e energia elétrica, sendo que o único investimento público ficou por conta do mobiliário e recursos humanos.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, oferecendo 14 serviços: emissão de 1ª e 2ª vias do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; cadastros imobiliários, com alteração de proprietário, compromissário, revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), isenção e recadastramento e certidões; assuntos referentes aos cemitérios municipais (exumação, 2ª via de títulos de posse, transferência e alvarás de construção); emissão de alvarás, recebimento de projetos e emolumentos; e setor de protocolo geral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4934-5490 e 4934-5491.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

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