Vereador Edinho do Kemel propõe “Alô Saúde” para evitar disseminação do Coronavírus em Poá

Proposta permite atendimento pré-clínico sem necessidade de deslçocamento à unidade de saúde, além de facilitar o controle de epidemias e vírus; pacote de medidas também foi encaminhado ao prefeito

Diante do avanço do COVID-19 no Brasil, o presidente do Podemos Afro Estadual e da sigla em Poá, vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves, o Edinho do Kemel, apresentou uma proposta que autoriza o prefeito Giancarlo Lopes a criar e executar o “Alô Saúde”, uma ação que visa evitar a ida desnecessária de pacientes às unidades de saúde do município, já que a ideia é trazer às pessoas informações em saúde, direcionamento do trajeto do usuário no sistema , atendimento pré-clínico e, se necessário, o agendamento de consultas.

O principal objetivo da ação que, vai também ao encontro do combate ao coronavírus e outras doenças, é dar à população com acesso a profissionais especializados para resolver problemas de saúde e receber orientações sobre os mesmos e/ou qual melhor serviço de saúde a procurar na sua cidade ou região.

“De modo geral, por meio do serviço ‘Alô Saúde’, a população vai poder esclarecer dúvidas sobre medicamentos, calendário vacinal e possíveis reações, surtos (sarampo, coronavírus), orientação em caso de dificuldades com amamentação, dúvidas sobre gravidez, dor de garganta, diarreia e dores de cabeça, por exemplo”, explica o autor do projeto que também foi protocolado no Legislativo como indicação para a Prefeitura de Poá.

O usuário também poderá entrar em contato com o serviço para saber se precisa procurar um Centro de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital, agendar consultas pelo WhatsApp, checar se a sala de vacinas ou de procedimentos está aberta, entre outras opções.

Como pode funcionar?

No nível 1, serão resolvidas as dúvidas gerais. Ao ligar para a Central de Atendimento do Alô Saúde, o cidadão vai se identificar e falar com um técnico de enfermagem sobre o seu problema. Se ele apontar alguma queixa de saúde, o técnico vai passar para o próximo nível.

No nível 2, um enfermeiro especializado vai atender o paciente e utilizar um protocolo. Por exemplo: se o cidadão apontar dor de garganta, febre e tosse, a enfermeira vai fazer uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento. Neste nível, o usuário poderá agendar consulta pelo WhatsApp no Centro de Saúde, que avisará a equipe de saúde responsável por essa pessoa, informando quem ligou, porque ligou e qual foi a orientação dada. Em alguns casos, a consulta será agendada para a pessoa dentro das 48 horas seguintes. A equipe de enfermagem também vai realizar um contato de retorno para avaliar como a pessoa está e se melhorou. Esse contato de retorno será feito entre 1 e 24 horas após a pessoa ter ligado.

Alô Saúde aliado contra epidemias

Perguntas frequentes como: se o paciente viajou para algum país com epidemia do Coronavírus, se teve contato com alguém que viajou, entre outras dúvidas seguidas no protocolo, poderão ajudar o município a identificar um caso suspeito sem que ele precise ir até uma unidade de saúde.

O método orienta para que os pacientes com gripe não se desloquem para as unidades de saúde, mas que ao invés disso, entrem em contato com o sistema de atendimento pré-clínico. Se um caso suspeito for identificado, o profissional do “Alô Saúde” vai comunicar imediatamente a vigilância epidemiológica, para que o procedimento padrão seja aplicado.

“Identificar um caso suspeito de Coronavírus sem que o paciente vá até uma unidade de saúde é o melhor dos cenários. Afinal, evita-se que o vírus se espalhe em uma unidade que já possui pessoas com fragilidade na sua imunidade aguardando por atendimento. Acredito que essa seja uma alternativa viável, confortável, econômica, moderna e que vai proteger e beneficiar a todos”, evidencia o vereador.

Pacote de medidas preventivas

Nesta terça-feira (17 de março), o parlamentar, além de protocolar diversos documentos na Câmara, oficiou o prefeito quanto às medidas preventivas para contribuir na contenção do vírus.

Entre os pedidos estão:

À população

– Pedido de distribuição de álcool em gel para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

– Um decreto contendo medidas preventivas que envolvem a disponibilização de dispensers de álcool gel 70% no transporte coletivo, seja Uber, ônibus e afins. Além de medidas preventivas para empresas, indústrias e comércios.

– Também solicitou a fiscalização sobre o valor da venda de produtos para proteção contra a proliferação do Coronavírus, como álcool em gel, álcool em gel 70%, máscaras de proteção facial, lenços e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Aos servidores

– Pedido para disponibilização de máscaras de proteção, bem como álcool em gel 70% e lenço descartável, para os servidores municipais da Frente de Trabalho, por estarem em contato direto com o público, bem como a todos os servidores* da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, a fim de manter a seguridade e integridade física e de saúde dos colaboradores.

Crédito Foto: Gisele Santos

Gisele Santos

Jornalista

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