A festividade preferida dos brasileiros está chegando e muito tem se falado sobre segurança para ir até os bloquinhos, transporte público nos dias de folia, formas de se prevenir de fraudes e furtos, porém a preocupação com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), não tem sido abordadas na mesma medida e os números no Brasil estão crescendo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas entre 15 e 49 anos são infectadas por IST curáveis por ano. No Brasil, os números vêm crescendo. Os de sífilis, por exemplo, subiram de 59,1 casos por 100 mil habitantes para 75,8 por100 mil habitantes em 2018. Houve um aumento também no número de portadores do vírus HIV, 21% entre 2010 e 2018, de acordo com dados do programa das Nações Unidas, especializado na epidemia (Unaids). A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%).
O médico infectologista Marco Antônio Cyrillo traz mais informações sobre os sintomas dessas IST as principais formas de prevenção e, em caso do uso incorreto ou falta do uso dos preservativos, o que deve ser feito, bem como o uso dos medicamentos e as formas de tratamento.
O que acha de abordarmos o assunto?
Leave a Reply