USF da Vila Amorim inicia processo de cadastramento de moradores

Trabalho envolve contagem de casas e visita às famílias e, inclusive, também ocorrerá neste sábado (11/07); mais de 15 mil pessoas de cinco bairros serão beneficiadas

O processo de cadastramento das pessoas que serão atendidas pela nova Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, terá início oficialmente nesta quarta-feira (08/07). A expectativa é de que mais de 15 mil moradores de cinco bairros passem a contar com esse serviço oferecido pela Prefeitura de Suzano. O mais recente posto da rede básica da cidade teve a construção finalizada nas últimas semanas.

O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, lembrou que, por se tratar de uma USF, os profissionais que lá atuam vão ao encontro das pessoas para realizar o cadastramento dos futuros pacientes. “Primeiramente vão os agentes comunitários de saúde, para conhecerem as pessoas e a realidade em que vivem. Depois os auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos também participam dessa aproximação”, explicou o chefe da pasta.

A unidade é gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e conta, a princípio, com uma equipe de 20 profissionais, como médicos generalistas, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros. De maneira gradativa, esse número de colaboradores irá aumentar. A área de abrangência é formada pelos bairros Vila Amorim, Vila Urupês, Vila Nova Urupês, Vila Mazza e Jardim Santa Lúcia.

Inicialmente, é feita a territorialização, com a contagem de residências, visita às famílias, apresentação dos profissionais e o cadastramento de cada pessoa. Inclusive, neste sábado (11/04), a equipe estará nas ruas para intensificar o trabalho. É necessário apresentar RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada morador, além de um comprovante de endereço. O objetivo é montar os prontuários por família. Quem era atendido em outras unidades, como no centro e no Jardim Colorado, por exemplo, terá os dados migrados para o novo posto.

“Esta é uma ação que levará meses, pois se trata de uma população estimada em mais de 15 mil pessoas. Mas durante o trabalho já vamos iniciando o atendimento daqueles que estiverem cadastrados. E mesmo àqueles que ainda não tiverem cadastro e procurarem a unidade, iremos prestar o serviço necessário”, destacou a coordenadora da Estratégia Saúde da Família do INTS, Joyce Moreira da Silva.

Estrutura

A USF está localizada na rua Professor Jeremia, na mesma área da Praça da Bíblia. Tem 450 metros quadrados de área construída (em um terreno de 1,2 mil metros quadrados) e conta com 31 salas: consultórios médicos e odontológicos, recepção, arquivo, vacinação, medicação, dispensário de medicamentos, Central de Material Esterilizado (CME), entre outras. O expediente no local será das 7 às 17 horas. Para a construção da unidade, a Prefeitura de Suzano investiu mais de R$ 1,2 milhão, entre recursos próprios e emendas parlamentares.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Secretaria de Comunicação Pública de Suzano

(11) 4745-2136

Facebook: facebook.com/prefsuzano

Instagram: instagram.com/prefeituradesuzano

Flicker: flickr.com/photos/prefeiturasuzano

YouTube: www.youtube.com/PrefeituraDeSuzanoOficial

LinkedIn: www.linkedin.com/company/prefeituradesuzano

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*