Vereador Edinho do Kemel propõe criação da campanha municipal de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”

Categories

Alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas e contribuir para a redução dos casos de suicídio; proposta deverá ser apreciada em breve na Câmara

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda. Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do tema e prevenir ocorrências, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PODE), o Edinho do Kemel, propôs o projeto de lei sobre a criação da Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo”, além disso a proposta prevê que o mês seja instituído no calendário oficial do município.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios cresceu em cerca de 60% nas últimas cinco décadas. A cada ano, cerca de 1 milhão de pessoas tira a própria vida, índice equivalente a uma morte a cada 40 segundos em todo mundo. No Brasil, é registrado um suicídio por hora, uma média de 4,9 por 100 mil habitantes. Precisamos olhar com mais cuidado e atenção para estes dados e criar políticas públicas de enfrentamento e prevenção”, disse o parlamentar.

A proposta prevê o desenvolvimento da campanha anualmente, por meio de fóruns de debates, palestras, seminários, divulgação de material informativo, entre outras ações de conscientização em espaços públicos ao longo do mês de setembro.

Para Edinho do Kemel, o suicídio também deve ser visto como assunto de saúde pública, tendo em vista o preocupante crescimento de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica na população, independentemente de faixa etária, sexo, classe socioeconômica ou nível de escolaridade.

“Assim como os cânceres de mama e próstata, as DSTs/Aids, entre outras doenças são prevenidas por campanhas permanentes, com esclarecimento, o suicídio também pode ser”, acredita.

Setembro Amarelo

Considerado Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o 10 de setembro motivou o desenvolvimento do “Setembro Amarelo” em diversos países. No Brasil, a campanha já instituída em algumas cidades, como o Rio Janeiro (RJ), Americana (SP) e Boa Vista (RR), além de contar com apoio do Ministério da Saúde.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*